Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PP encomenda pesquisa para avaliar Derrite como candidato a prefeito de SP

Secretário de Tarcísio foi sondado por Bolsonaro a respeito do tema em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O diretório paulistano do PP encomendou uma pesquisa eleitoral para avaliar uma possível candidatura de Guilherme Derrite (PL), secretário estadual de Segurança Pública, para a Prefeitura de São Paulo em 2024.

Como revelou o Painel, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sondou o secretário de Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre uma eventual candidatura em novembro.

Os principais aliados de Derrite encontram-se no PP, partido ao qual foi filiado de 2018 a 2022. Ele migrou para o PL para acompanhar Bolsonaro.

Guilherme Derrite, secretário estadual de Segurança Pública, durante evento no batalhão da Rota em SP
Guilherme Derrite, secretário estadual de Segurança Pública, durante evento no batalhão da Rota em SP - Zanone Fraissat-16.out.2023/Folhapress

Na época da sondagem de Bolsonaro, alas do Republicanos e do PP passaram a conversar sobre a possibilidade de colocar o plano em prática. Uma das ideias seria tentar construir uma chapa com as duas siglas e o PL, que então teria um candidato próprio.

Atualmente, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, tem dito que o partido apoiará o prefeito Ricardo Nunes (MDB) em 2024 e que Bolsonaro escolherá o vice da chapa, apesar dos gestos do ex-presidente em apoio a Ricardo Salles (PL). O PP e o Republicanos também têm sinalizado apoio ao emedebista.

Os dirigentes do PP se animaram com o resultado do levantamento, realizado por Opinião Pesquisa e Govnet. Na pesquisa estimulada, Derrite aparece com 5%, no mesmo patamar que os deputados Tabata Amaral (PSB) e Ricardo Salles, 6%, que, diferentemente do secretário, já se colocaram publicamente como candidatos.

O secretário participaria da disputa como representante da área da segurança pública, que tem sido vista por pré-candidatos como um dos temas centrais da campanha de 2024.

A deputada federal Tabata Amaral (SP) fez esse cálculo ao convidar José Luiz Datena para se filiar ao PSB e, possivelmente, para a vice de sua chapa, como mostrou a coluna.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.