Descrição de chapéu chuva

Porto Alegre, Cuiabá e Campo Grande devem ser capitais mais quentes do país esta semana; veja lista

Fim do período chuvoso aumenta a temperatura na maior parte do Brasil a partir de quinta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o fim de um período chuvoso em grande parte do Brasil, o Sol vai voltar a brilhar forte a partir desta quinta-feira (14), principalmente, nas regiões Centro-Oeste e Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Assim, Cuiabá, em Mato Grosso, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, devem ser as capitais com as temperaturas máximas mais altas do país na sexta-feira (15), com 37°C nas três.

Por sinal, nesses dois dias as temperaturas máximas devem superar os 30°C em todas as capitais, com uma exceção: Florianópolis, em que deve fazer 29°C na quinta.

Vista de um conjunto de prédios com uma grande piscina no centro, em Cuiabá (MT)
Cuiabá, na capital de Mato Grosso, foi a capital que teve chuva abaixo da média e temperatura acima da média em novembro - Rogério Florentino - 14.nov.23/Folhapress

Outra capital em que o calor será sufocante é Boa Vista, em Roraima, com a previsão de 36°C nos dois dias. E São Paulo também dias quentes, com 33°C na quinta e 35°C na sexta.

Segundo o Inmet, Cuiabá se destacou durante o mês de novembro entre as demais unidades da Federação por ter registrado chuvas muito abaixo da média e calor acima da média histórica. Foram apenas 7 dias com chuva igual ou superior a 1 mm, totalizando 27,5 mm no mês, o que equivale a 14% da climatologia para o período, que é de 164,6 mm, ou seja, um déficit em volume de 167,1 mm.

A média do mês foi de 31,5°C, ficando 3,6°C acima da climatologia, que é de 27,9°C. A média da temperatura mínima mensal foi de 25,8°C, ficando 2°C acima da normal, que é de 23,8°C. A média da temperatura máxima foi de 38,8°C, ficando 4,8°C acima da normal, que é de 34°C.

A maior temperatura máxima foi de 42°C, no dia 13. A menor temperatura máxima foi de 31,6°C, registrada em 4 de novembro.

De acordo com o instituto, a capital mato-grossense continuará como uma das mais quentes do país em dezembro.

Confira as temperaturas desta semana no país:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.