Descrição de chapéu chuva clima

Temporal arrasta carro e homem morre em Xanxerê (SC)

Chuva causa alagamentos, interdita ruas e deixa 22 pessoas desalojadas na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem morreu e ao menos 22 pessoas ficaram desalojadas após forte chuva atingir Xanxerê, na região oeste de Santa Catarina, neste domingo (10). Segundo a Defesa Civil Municipal, choveu mais de 130 milímetros em menos de uma hora na cidade, no período da manhã.

O recepcionista Luiz Henrique Vettori, 31, morreu após ter o carro arrastado pela correnteza. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo ficou preso embaixo de uma ponte e Vettori não conseguiu sair. Ele trabalhava no Hospital Regional São Paulo, que divulgou nota lamentando o ocorrido.

Os bairros mais atingidos pelo temporal foram Vila União, Dos Esportes, Bortolon, Centro, Vista Alegre, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Cruz, São Jorge, Castelo Branco, Primo Tacca e Alvorada. Casas e pontos comerciais foram inundados.

Ruas da cidade de Xanxerê, região oeste de Santa Catarina, ficaram alagadas após as fortes chuvas que tingiram o estado; um homem morreu - Prefeitura de Xanxerê

Um centro comunitário é usado para abrigar famílias desalojadas. O prefeito Oscar Martarello pediu para que a população evite sair de casa enquanto a cidade não voltar ao normal.

A chuva provocou também a interdição da rodovia SC-155, na saída para Xavantina. Uma barreira caiu no local, impedindo o tráfego de veículos.

Algumas ruas precisaram ser interditadas devido aos alagamentos, acúmulo de lama e aos estragos provocados pela chuva. A limpeza deve demorar dois dias para ser concluída.

A Prefeitura de Xanxerê informou que as bacias de contenção em construção na cidade já conseguem segurar a vazão das águas em dias normais de chuva, apesar de estarem com apenas 30% das obras concluídas.

No entanto, neste domingo uma das bacias não suportou o volume do temporal de 130 milímetros em menos de uma hora e extravasou.

Em 2015 um tornado atingiu a região oeste de Santa Catarina e destruiu 30% da cidade de 51,6 mil habitantes. Na ocasião, casas e caminhões foram arrastados, postes de energia caíram e cerca de dez mil pessoas foram afetadas pelos estragos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.