Avenida São João fecha para carros e abre só para pedestres e ciclistas neste domingo (21)

Ação é experimental; intenção da gestão Nunes (MDB) é incluir a via no Programa Ruas Abertas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A avenida São João, umas das mais conhecidas vias da região central de São Paulo, vai ficar aberta apenas para pedestres e ciclistas neste domingo (21). A intenção é que ela integre o Programa Ruas Abertas, assim como a avenida Paulista e quatro ruas da Liberdade.

Durante a atividade, que tem caráter experimental, um trecho de 1,5 km da via, entre o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e o Largo do Paissandu, será temporariamente interditado para a circulação de automóveis.

No primeiro dia de teste, segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), haverá uma série de atividades gratuitas no local.

Imagem aérea da avenida São João, no centro de São Paulo - Danilo Verpa - 15.set.2023/Folhapress

De acordo com a prefeitura, a proposta de abrir a via para o público está em debate desde o começo do ano, por meio de uma consulta pública. É possível enviar sugestões até o dia 8 de fevereiro clicando aqui.

Para permitir a abertura da via aos pedestres, a SPTrans vai desviar o itinerário de 31 linhas de ônibus das 6h30 às 16h, entre a rua Helvétia e o Vale do Anhangabaú, na região central. As linhas que atendem a Parada São Luís, localizada no canteiro central da rua da Consolação, no sentido centro, deverão realizar o embarque e desembarque de passageiros na pista da direita, em frente ao nº 347. Veja os detalhes aqui.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) montou uma operação com interdições e vai monitorar o trânsito na av. São João e imediações das 9h às 16h. Mais informações estão disponíveis no site.

A ideia de fechar a avenida São João para carros aos domingos opõe moradores e empresários da região.

Em consulta realizada em grupos de condomínios no WhatsApp em dezembro, a maioria dos votantes demonstrou descontentamento. Eles afirmaram ser irresponsável bloquear garagens em um perímetro com tantos imóveis residenciais.

Além disso, também duvidam da capacidade da prefeitura de garantir segurança dos pedestres nessa região, onde há o fluxo de usuários de droga da cracolândia e assaltos frequentes. "A polícia já não consegue lidar com o problema. É difícil imaginar dando certo com mais gente circulando", diz o morador Charles Souza, 43.

Em nota, a gestão municipal declara que o objetivo da medida é contribuir para a requalificação e a reativação econômica do centro histórico de São Paulo, mas não garante que a ideia será implementada definitivamente. Um questionário público online será disponibilizado a cidadãos. Nele, eles poderão compartilhar experiências e expectativas para a avenida São João.

"Finalizado o prazo da consulta, a prefeitura sistematizará todas as respostas recebidas para a avaliação das próximas etapas", completa o texto.

Já entre comerciantes, a percepção é oposta à dos moradores. Especialmente quem trabalha em lojas e restaurantes no largo do Paissandu, próximo ao Vale do Anhangabaú, aprova o fechamento dominical para carros. Lá, fica a Galeria do Rock, por exemplo.

Hoje, o conjunto funciona de segunda a sábado, mas alguns lojistas discutem a possibilidade de abertura aos domingos "pela oportunidade de faturar mais", relata Marcos Aquino, 47, dono de um varejo de roupas e calçados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.