Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Avenida São João será fechada para carros e aberta a pedestres aos domingos após ataque ao Bar Brahma

Ideia é que população ocupe o centro, como acontece com a avenida Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A avenida São João, na região central de São Paulo, será incluída no programa municipal Ruas Abertas, que converte vias públicas da capital em áreas de lazer aos domingos e feriados, como ocorre na Paulista.

O trecho que ficará fechado para carros e liberado exclusivamente para pedestres terá início no acesso ao elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, e se estenderá até o Vale do Anhangabaú.

Cruzamentos das avenidas São João e Ipiranga, no centro de São Paulo. - Mathilde Missioneiro - 5.dez.2022/Folhapress

A informação foi confirmada à coluna pelo secretário da Casa Civil, Fabricio Cobra, que coordena o programa Todos Pelo Centro. A gestão municipal fará um teste no dia 21 de janeiro.

A proposta veio da sociedade civil, de moradores e de comerciantes da região. A esquina da São João com a Ipiranga, onde fica localizado o Bar Brahma, está dentro do trecho que será aberto apenas para pedestres.

O estabelecimento foi atacado na noite de domingo (3) depois que um dos integrantes de um grupo conhecido como "gangue da bike" ter sido agredido em frente ao local por uma pessoa que ele tentou assaltar.

O dono do Bar Brahma, Álvaro Aoas, fez uma convocação em suas redes sociais pedindo a "todos que querem ajudar" o local a resistir "ainda por décadas" chamem amigos e parentes a frequentá-lo.

Ele afirmou que conversou por mensagem com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e que também telefonou para o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

De acordo com o secretário municipal, a SPTrans e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aprovaram os estudos técnicos da proposta. A prefeitura ainda irá realizar uma consulta pública junto à população.

A ideia, segue o secretário, é que o trecho tenha uma programação cultural fixa, com feiras, atrações culturais e atividades para crianças, já a partir de janeiro.

Além disso, o Governo de São Paulo vai transformar o centro no primeiro Distrito Turístico Urbano do Brasil. A ideia é atrair investimentos e que população ocupe a região, como acontece com a avenida Paulista.


TELINHA

Cena em que José Inocêncio (Humberto Carrão) apanha o facão, o suspende e finca aos pés do jequitibá na novela "Renascer"
Cena em que José Inocêncio (Humberto Carrão) apanha o facão, o suspende e finca aos pés do jequitibá na novela 'Renascer' - Fabio Rocha/TVGlobo

O ator Humberto Carrão gravou no parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu (RJ), a icônica cena da primeira fase de "Renascer", em que José Inocêncio finca seu facão aos pés da árvore jequitibá e faz um juramento.

"Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você havemos de morrer... Nem de morte matada... nem de morte morrida", diz.

O momento irá ao ar no primeiro capítulo do remake da trama, que estreará em janeiro, na Globo. O pacto selado pelo personagem permeará toda a novela.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.