Descrição de chapéu chuva clima

Chuva coloca São Paulo em estado de atenção neste domingo (21)

Zonas norte, oeste sul e área central do município são as mais afetadas pelas pancadas de chuva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cidade de São Paulo voltou a entrar em estado de atenção no início da tarde deste domingo (21) por causa das fortes chuvas. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), as zonas norte, oeste, sul e a região central são as mais afetadas.

Segundo o centro, a entrada de uma brisa marítima deve provocar aumento de nebulosidade e chuva fraca no decorrer de toda a tarde deste domingo. A cidade acumulou até o momento 194,5 mm de chuva, o que representa 75,8% dos 256,5mm esperados para o mês.

Até as 14h, o Corpo de Bombeiros não registrou ocorrências de enchentes e desabamentos. Foram realizados 24 chamados para queda de árvores. Às 15h27, o CGE informou que foi encerrado o estado de atenção para alagamentos na capital.

Chuva e nuvens carregadas na zona norte de São Paulo, na tarde de sábado (20) - Roberto Casimiro 20.01.24/Fotoarena/Folhapress

O CGE informou que áreas de instabilidade ganharam força sobre a Grande São Paulo no início da tarde deste domingo, provocando pancadas de chuva. Segundo o centro, os pontos mais intensos se concentram no município de Osasco, além das zonas oeste e norte da capital.

"Estas precipitações devem se deslocar para nordeste, atingindo outras regiões da cidade nas próximas horas", alertou o centro.

Desde a tarde de sexta-feira (19), as fortes chuvas que atingiram o estado deixaram três pessoas mortas em menos de 24 horas. Na madrugada deste sábado, uma idosa morreu em Sorocaba, no interior de São Paulo, ao ter o carro arrastado por um temporal. Na tarde de sexta -feira (19), mãe e filha morreram afogadas após serem arrastadas pela chuva em Limeira (a 151 km de São Paulo), na região de Campinas.

Segundo a Defesa Civil, a atuação de um sistema meteorológico na região contribui para a formação de áreas de instabilidade em São Paulo, o que dá condições para a ocorrência de pancadas de chuva com rajadas de vento e descargas elétricas.

Há indicativos de acumulados expressivos de chuva para o dia, principalmente no corredor leste paulista, onde há possibilidade de intervalos com pancadas fortes e até mesmo de temporais.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, nas últimas 24 horas, foram registrados acumulados de chuva em todo território paulista, que variaram entre 137mm e 10mm, com destaque para os municípios de Iguape com 137mm, Ilha Comprida (128mm), Cananéia (88mm), Santana de Parnaíba (74mm), São Sebastião (62mm) e Barueri (61mm).

Entre os dias 18 e 21 de janeiro, 17 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas. Ao todo, foram registrados 212 quedas de árvores e 27 postes de energia, 8 imóveis foram destelhados, 506 pessoas ficaram desabrigadas e 55 desalojadas, 7 pessoas feridas e 4 pessoas morreram.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.