Descrição de chapéu chuva Rio de Janeiro

Novo temporal alaga ruas do Rio, e Paes pede que população não saia sob chuvas fortes

Enchente atingiu a avenida Brasil na madrugada; previsão para este domingo (21) é de mais pancadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Um temporal atingiu a cidade do Rio de Janeiro na madrugada deste domingo (21), provocando deslizamentos, queda de árvores e alagamentos inclusive na avenida Brasil, uma das principais da cidade, na altura da Vila do João, sentido zona oeste.

As fortes chuvas no estado provocaram danos no pavimento de trecho da rodovia Presidente Dutra na altura da Serra das Araras, interrompendo temporariamente o fluxo de veículos entre Rio e São Paulo.

A cidade do Rio de Janeiro chegou ao nível três de alerta para chuvas na madrugada deste domingo (21). Houve alagamentos na região central da cidade. Na rua Carmerino, pessoas tiveram dificuldades para caminhar ou atravessar. - José Lucena/Thenews 2

Na semana passada, as chuvas que atingiram a cidade e a região metropolitana provocaram ao menos 12 mortes conforme informações do Corpo de Bombeiros do estado, além de alagamentos de ruas, inundação de um hospital, fechamento de estações do metrô e falta de energia em residências.

Neste domingo, ainda não há registro de vítimas. Às 2h50 da manhã, a capital entrou no estágio três de alerta para chuvas, dentro de escala que vai até cinco. A fase três aponta que já há ocorrências impactando a vida da população.

Em vídeo gravado no Centro de Operações, o prefeito Eduardo Paes (PSD), pediu à população que evitasse deslocamentos em caso de chuvas fortes. "O pessoal está nas ruas desde a madrugada tentando minimizar esse impacto [das chuvas da madrugada]", disse.

Um balanço da prefeitura divulgado às 10h mostrava outros seis alagamentos em vias importantes da capital, além do registrado na avenida Brasil. Houve ainda dois deslizamentos, na Pavuna e na Comunidade da Babilônia, e um bolsão d'água na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador.

O município de Belford Roxo, um dos afetados pelos temporais da semana passada, também teve ruas alagadas pela segunda vez.

Na Dutra, o tráfego sentido São Paulo foi interrompido na Serra das Araras por volta das 10h. Pouco antes do meio-dia, o trecho passou a operar em sistema pare e siga, retomando o fluxo de veículos rumo ao alto da serra.

Pela manhã, o tempo melhorou e, às 9h25, o estágio de alerta da cidade foi rebaixado para o nível dois, o que significa haver riscos de ocorrências de alto impacto no município, além da possibilidade de nova mudança de fase de alerta.

Por volta das 14h, o Centro de Operações do Rio identificava núcleos de chuva forte na região serrana do estado, mas a capital e a Baixada Fluminense, mais afetadas pelos temporais da semana passada, seguiam sem chuvas.

A previsão para hoje na cidade do Rio de Janeiro é de céu encoberto com chuva moderada ao longo do dia. A condição é provocada devido ao deslocamento de uma frente fria pelo oceano, que conduz umidade para o município.

A Defesa Civil estadual vê risco hidrológico muito alto na capital e em sete municípios da Baixada Fluminense, incluindo alguns fortemente atingidos na semana passada, como Duque de Caxias. Outros cinco municípios da região metropolitana e Petrópolis, na região serrana, têm risco hidrológico alto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.