Descrição de chapéu Folhajus CNJ

Desastre em Maceió não será resolvido 'com varinha de condão', diz corregedor do CNJ

Ministro Luis Felipe Salomão afirmou que crise ambiental, resultado da mineração da Braskem, gera problemas em cascata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maceió

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, liderou uma missão conjunta a Maceió para fazer um diagnóstico dos problemas relacionados ao desastre ambiental resultado da mineração da Braskem.

Em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (18), ele classificou a crise como complexa e multifacetada, destacando que os problemas relacionados à realocação das famílias e suas consequências não têm solução fácil.

"Não há uma varinha de condão para resolver os problemas imediatamente, mas nós estamos trabalhando decisivamente para apresentar respostas rápidas para a sociedade", disse Salomão, que é ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Homem branco, de barba, veste terno escuro, camisa clara e gravata azul
Corregedor do CNJ, Luis Felipe Salomão liderou missão em Maceió para avaliar desastre ambiental provocado pela mineração da Braskem - Josué Seixas/Folhapress

A cidade de Maceió sofre com afundamentos do solo desde 2018. Relatório do Serviço Geológico do Brasil aponta que a exploração de salgema pela Braskem, dos anos 1970 até 2019, foi responsável pelo desastre que atinge cinco bairros: Pinheiro, Farol, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Segundo dados da Braskem, cerca de 40 mil pessoas foram atingidas pelo problema, com 14 mil residências dentro da área de evacuação.

Salomão se disse surpreso com a quantidade de problemas em "efeito cascata" que envolvem o desastre, que vão muito além das ações indenizatórias, do ressarcimento das famílias ou da retirada das pessoas das áreas de risco.

"A moradia é uma referência para cada cidadão, é cidadania. Quando você retira a população de um determinado local por exigência da Defesa Civil, porque ali corre perigo, gera uma série de outros problemas em consequência. A partir dali tem que ter escola, tem que ter educação, tem que ter saúde", afirmou.

A missão reuniu representantes do Observatório de Causas de Grande Repercussão, colegiado composto por integrantes do CNJ e do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), para acompanhar a atuação dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo local no caso Braskem.

Na quarta-feira (17), primeiro dia da missão, foi definido um plano de apoio operacional para reforçar as equipes da Justiça Federal em Alagoas, onde tramita o maior número de processos relacionados ao caso. A ideia é buscar alternativas que agilizem o trâmite das ações que envolvem o desastre ambiental.

O Observatório, que já vinha monitorando processos do caso desde 2019, elevou o nível de atenção para a situação em dezembro, quando colapsou uma das minas desativadas da Braskem.

Salomão se reuniu com o governador do estado, Paulo Dantas (MDB), e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), além de representantes de entidades que representam os atingidos pelo desastre.

Na entrevista desta quinta-feira, o ministro evitou citar o nome da Braskem em suas respostas —preferiu "empresa". E afirmou que a petroquímica está colaborando com a Justiça.

Também presente na missão, o conselheiro João Paulo Schoucair classificou o problema ambiental em Maceió como "o maior desastre em área urbana do mundo".

Já o conselheiro Luiz Fernando Bandeira, que também atuou no desastre do rompimento da barragem em Mariana (MG), destacou a necessidade de atenção para práticas inadequadas na mineração.

"O problema [em Maceió] não é o setor da mineração, mas a sua exploração inadequada, que durou cerca de 40 anos. É preciso entender melhor essas consequências para saber como lidar com isso", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.