Queda de helicóptero mata uma pessoa em Capitólio (MG)

Outros três ocupantes da aeronave foram resgatados com vida; acidente ocorreu em área de Furnas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um helicóptero com quatro pessoas caiu na manhã desta terça-feira (2) em área do lago de Furnas, no município de Capitólio (a 279 km de Belo Horizonte), de acordo com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil de Minas Gerais.

Um dos tripulantes morreu no acidente. A vítima foi um homem de 44 anos que trabalhava como piloto de lancha na região, segundo a polícia. A corporação não divulgou o nome dele.

As outras três pessoas que estavam no voo foram resgatadas com vida e encaminhadas para atendimento médico. As circunstâncias do acidente são investigadas.

Imagens de câmeras de monitoramento mostram o momento em que o helicóptero cai na água. Os bombeiros foram acionados por volta das 9h20 para o atendimento da ocorrência.

As autoridades não confirmaram até as 17h45 o trajeto que seria feito pela aeronave. Informações iniciais divulgadas pelos bombeiros apontam que o helicóptero havia sido fretado para passeio e teria outras programações agendadas na sequência.

O acidente teria ocorrido pouco após a decolagem. Segundo o Corpo de Bombeiros, os tripulantes resgatados não souberam informar sobre a percepção de algum tipo de pane com a aeronave.

O piloto do helicóptero foi identificado como Lucas Chaves Ávila. O homem foi encaminhado para a Santa Casa de Piumhi (a 258 km de Belo Horizonte) com suspeita de fratura na coluna.

Ainda de acordo com os bombeiros, a passageira Júlia Mendonça Silva Bernardes, 22, também recebeu atendimento médico e estava consciente.

Imagem mostra queda de helicóptero no lago de Furnas, em Capitólio (MG), nesta terça (2) - Reprodução

A outra vítima, cuja identificação não foi divulgada, reclamou de falta de movimento nos membros inferiores, disse o Corpo de Bombeiros. Ela foi conduzida para atendimento médico pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A Polícia Civil deslocou equipe de policiais e perícia para o local do acidente, registrado na região de Escarpas do Lago. Os primeiros levantamentos devem subsidiar a investigação.

Segundo a polícia, o corpo do homem que morreu no local do acidente foi encaminhado para exame de necropsia no município de Passos (a 347 km de Belo Horizonte).

Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) afirmou que investigadores do Seripa III (Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), no Rio de Janeiro, foram acionados para o atendimento da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-MMA em Capitólio.

No sistema de dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a Âncora MG Participações Societárias LTDA aparece como proprietária do helicóptero. A reportagem não conseguiu contato com a empresa até a atualização deste texto.

O município de Capitólio é conhecido por atrair turistas que visitam de barco os cânions do lago de Furnas, palco de outra tragédia há quase dois anos. Em janeiro de 2022, a queda de uma grande rocha matou dez pessoas.

Após um período interditado, o local foi reaberto com uma série de restrições, mas, recentemente, a Prefeitura de Capitólio afrouxou as exigências. Um decreto passou a permitir que os turistas não sejam mais obrigados a usar coletes e capacetes em seus passeios no lago, que é conhecido como "mar de Minas".

Na tarde de domingo (31), um helicóptero desapareceu após deixar o aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. A aeronave seguia em direção a Ilhabela, no litoral norte do estado. Uma passageira gravou um vídeo que registrava forte neblina durante o voo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.