Helicóptero desaparecido no litoral encontrou neblina e fez pouso de emergência; veja o que se sabe

Aeronave com 4 pessoas partiu do Campo de Marte, em São Paulo, em direção a Ilhabela; buscas prosseguem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um helicóptero com quatro pessoas desapareceu na tarde de domingo (31) após adentrar em trecho de forte neblina no trajeto entre a cidade de São Paulo e o município de Ilhabela, no litoral norte do estado. Vídeo e mensagens enviadas por piloto e passageira reportam ausência de visibilidade para sobrevoar a Serra do Mar e um pouso de emergência em área de mata.

Não havia sinal da aeronave até a noite desta terça-feira (2), cerca de 48 horas após a notificação do desaparecimento.

Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20, e a mãe, Luciana Marley Rodzewics Santos, 46, são brancas, possuem cabelos longos e usam óculos
Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20, e a mãe, Luciana Marley Rodzewics Santos, 46, estavam no helicóptero que sumiu em São Paulo - Leitor

Leia a seguir o que se sabe.

Quem estava a bordo?

Letícia Ayumi Rodzewics Sakumot, 20, viajava ao lado da mãe, a vendedora de roupas Luciana Marley Rodzewics Santos, 46. Elas moram na zona norte da capital paulista, no bairro do Limão.

Segundo os familiares, Luciana e Letícia foram convidadas por um amigo da mãe para o passeio. O homem, que nas redes sociais se identifica como Raphael Torres, também estaria na aeronave desaparecida.

Nem a SSP (Secretaria da Segurança Pública) nem a FAB (Força Aérea Brasileira), responsáveis pelas buscas, divulgaram as identidades dos passageiros e do piloto.

O condutor do helicóptero foi identificado como Cassiano. O nome dele é dito algumas vezes durante conversa sobre as condições meteorológicas com o dono de um heliponto em Ilhabela, local onde deveria ocorrer o pouso.

Qual é o veículo?

O helicóptero é um Robinson R-44, modelo de fabricação americana de pequeno porte e muito comum em viagens urbanas e intermunicipais. Transporta habitualmente piloto e três passageiros. Essa era a composição do grupo que estava a bordo.

Registrado sob a matrícula PR-HDB, o veículo não estava autorizado a fazer táxi-aéreo, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Como estavam as condições de visualização?

Uma das passageiras gravou um vídeo que mostra a aeronave voava envolvida em uma intensa neblina.

Letícia fez a gravação por volta das 14h da véspera do Ano-Novo, cerca de 45 minutos após a decolagem do Campo de Marte, na zona norte da capital paulista.

O último contato do piloto com os responsáveis pelo tráfego aéreo ocorreu às 15h10. A Polícia Militar afirmou ter recebido um alerta sobre o desaparecimento às 22h40.

Ela explicou sobre a situação arriscada que enfrentavam. "Tá perigoso. Muita neblina. Eu estou voltando", diz a mensagem enviada por Letícia.

"Foi a última mensagem que minha sobrinha enviou para o namorado", afirmou a irmã de Luciana e tia de Letícia, a gerente de vendas Silvia Santos, 43.

Esse contato teria sido feito após um pouso de emergência, segundo mensagens da jovem ao namorado. "Pousamos" e "No meio do mato" foram as mensagens. O namorado então teria perguntado o local do pouso, e Letícia respondeu não saber.

No vídeo é possível ver, nos dois assentos da frente, o outro passageiro e o piloto da aeronave.

O que indicam as mensagens do piloto?

O piloto reportou por telefone ao dono de um heliponto que estava com dificuldade para cruzar a Serra do Mar devido à falta de visibilidade.

A reportagem obteve dois áudios da conversa entre o piloto, identificado como Cassiano, e Jorge Maroum, dono do heliponto Maroum, em Ilhabela, onde o helicóptero deveria ter pousado.

Durante o voo o piloto entrou em contato com Maroum solicitando que ele providenciasse um táxi para buscar os passageiros após o pouso no litoral. Pouco depois, o piloto e o dono do heliponto passaram a conversar sobre as condições meteorológicas que estavam atrasando a chegada do grupo a Ilhabela.

"Eu estou na fazendinha, mas não estou conseguindo cruzar, tá tudo fechado, tá colado [quando a camada de nuvem está 'colada' ao chão, impedindo visão horizontal e vertical]", relatou o piloto.

Segundo Maroum, fazendinha é como os pilotos costumam chamar uma parte mais baixa da serra do Mar, antes da chegada a Caraguatatuba.

Para Maroum, cercado pela neblina o piloto pode ter tido uma "desorientação espacial". "Como se estivesse num labirinto", disse.

Ele conversou com a Folha e afirmou que naquela tarde o tempo estava bom em Ilhabela. "O problema é cruzar a serra, é o ponto crítico."

Como são feitas as buscas?

As buscas da Força Aérea ocorrem com uma aeronave específica para salvamentos, a SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação. A Polícia Militar faz a procura com um helicóptero Águia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.