Descrição de chapéu chuva

Temporal deixa rastro de caos em BH; prefeito fala em 'novo normal'

Em três horas, chuva alagou vias, derrubou árvores e causou interdições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas e Rio de Janeiro

Um forte temporal atingiu a Grande Belo Horizonte na noite desta terça-feira (23) e causou alagamentos, e quedas de árvores, além de deixar vias intransitáveis.

A principal cidade atingida foi a capital mineira, mas há registros de inundações também em Nova Lima. Não houve mortes.

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, choveu 26% do esperado para todo o mês de janeiro em apenas três horas, entre as 19h e as 22h. Ruas e avenidas da cidade ficaram tomadas pela água, e moradores registraram alagamentos em diversas regiões.

Imagem mostra carros ilhados em meio a um alagamento em uma rua. Três carros brancos aparecem enfileirados lado a lado, movidos pela força da água
Veículos ficaram ilhados durante alagamento. Temporal atingiu BH na noite deste terça-feira (23) - Reprodução

Imagens publicadas nas redes sociais mostram veículos flutuando em ruas inundadas, similares a rios. Na avenida Francisco Sá, no Barroca, um grupo se reuniu para resgatar motocicletas estacionadas na via e evitar que os veículos fossem levados pela correnteza.

Outra via que ficou interditada foi a avenida Vilarinho, na região de Venda Nova. Na avenida Prudente de Moraes, na região centro-sul — um vídeo publicado pela deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) mostra um veículo coberto pela água. onde estão os bairros mais ricos da cidade—, um veículo foi coberto pela água. Na região central, um homem ficou ilhado e ligou para a prefeitura para pedir socorro.

"Estou muito preocupada com a tempestade que cai agora sobre Belo Horizonte. Recebi imagens terríveis de avenidas e de pontos alagados", escreveu a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) ao compartilhar uma das cenas.

A Defesa Civil emitiu um alerta no começo da madrugada indicando risco geológico em quatro regiões da capital: Pampulha, Leste, Centro Sul e Oeste. Nessas regiões, diz o órgão, o solo está encharcado em razão do volume de chuvas, que superou os 70 milímetros em 72 horas. O alerta é válido até a sexta-feira (26).

Outras três regiões da cidade –Barreiro, Nordeste e Venda Nova– registraram 50 milímetros no mesmo período e têm risco geológico moderado.

Nesta quarta, o órgão emitiu novo alerta de chuva forte para a cidade válido até a quinta-feira (25). A previsão indica que as chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

Em Nova Lima, a BR-040 registrou lentidão após alagamento. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o trânsito ficou lento por volta das 20h. O sentido Rio de Janeiro da via chegou a ficar interditado.

Em entrevista coletiva nesta quarta (26), prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), declarou que a forte chuva que atingiu a capital mineira é o "novo normal" da cidade diante das mudanças climáticas que o país enfrenta.

"Depois de uma chuva extremamente violenta, a gente costumava dizer que era fora do normal, mas agora a gente tem que dizer que essa chuva é o novo normal", afirmou.

Também houve relatos de quedas de árvores em diferentes pontos do município. "Nós tivemos 85 km/h de vento. Derruba qualquer árvore. Nós tivemos a queda de 20 árvores mais ou menos", disse o prefeito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.