Descrição de chapéu indígenas

Três indígenas ficam feridos em novo ataque no PR e Força Nacional deve atuar na região

Suspeita é de que ação tenha sido organizada por fazendeiros, de acordo com denúncias que chegaram ao Ministério dos Povos Indígenas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Indígenas do povo avá-guarani foram novamente atacados na noite desta quarta-feira (10), no município de Guaíra, no oeste do Paraná, onde há um longo histórico de violência. Três indígenas foram alvejados e estão hospitalizados.

A suspeita é de que a ação tenha sido organizada por fazendeiros, de acordo com denúncias que chegaram ao Ministério dos Povos Indígenas.

A pasta disse em nota que a atuação da Força Nacional de Segurança Pública na área foi autorizada no final da tarde desta quinta (11) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A presença da Força Nacional no local tinha sido pedida pelo Ministério dos Povos Indígenas em dezembro, logo após um ataque à mesma comunidade indígena.

Imagem gravada à noite mostra homem segurando um objeto em posição de confronto contra outros mais distantes
Ataques a povo indígena registrado antes do Natal no município de Guaíra, região oeste do Paraná - Reproduçao

O conflito envolve a área da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, que está em processo de regularização fundiária.

Segundo o governo federal, nos dias 23 e 24 de dezembro, as aldeias Y’hovy e Yvyju Avary foram atacadas com emprego de milícia rural privada.

A CGY (Comissão Guarani Yvyrupá), uma organização que congrega as aldeias do povo guarani no Sul e Sudeste do país, divulgou um vídeo em suas redes sociais em que aparece uma pessoa ferida, caminhando com ajuda.

A CGY diz que um dos três indígenas feridos é um líder espiritual da comunidade. Também disse que a Polícia Federal demorou a chegar no local e "não prestou assistência aos indígenas".

Em nota, a Polícia Federal diz que acompanha o caso e que "vai adotar as medidas cabíveis para manutenção da segurança na região". A investigação sobre o episódio deve ficar a cargo da PF em Guaíra.

"É urgente que as instituições atuem para assegurar a vida e a integridade das comunidades avá guarani na região, e se empenhem para fazer cessar a onda de violência. Esta violência é uma das consequências da não demarcação dos territórios do povo Ava-Guarani no oeste do Paraná", escreve a CGY.

A demarcação do território já teve sua delimitação realizada, mas ainda aguarda a portaria declaratória.

Em 2020, o processo sofreu um recuo quando a Funai, sob gestão de Marcelo Xavier, editou uma portaria que, na prática, anulava o trabalho que havia sido feito até ali.

A portaria foi suspensa pela Funai em abril deste ano, na gestão de Joenia Wapichana, no governo Lula (PT).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.