Descrição de chapéu drogas Cracolândia

Câmeras de reconhecimento facial são instaladas em SP, e mulher desaparecida é encontrada

Ideia é instalar 20 mil aparelhos em pontos de monitoramento na região central, onde houve aumento de furtos e roubos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As primeiras câmeras de reconhecimento facial começaram a funcionar no centro de São Paulo na última sexta-feira (9), e o novo sistema de vigilância já encontrou uma mulher que estava desaparecida na região.

As 20 mil câmeras fazem parte do projeto Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo. No começo de sua gestão, há um ano, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) prometeu a instalação de câmeras na região central como medida para lidar com a cracolândia. O custo mensal do Smart Sampa será de R$ 9,8 milhões.

A mulher encontrada é de Tocantins e estava no terminal rodoviário do Tietê, onde as imagens foram captadas e cruzadas com o banco de dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O alerta foi gerado, e uma equipe da GCM (Guarda Civil Metropolitana) foi até o local e a levou até uma unidade de saúde. Lá, a família foi contatada e a reconheceu.

Ela estava desaparecida desde o dia 1º, segundo a gestão municipal, quando saiu do estado em direção a casa de parentes em São Paulo, mas não foi mais vista. A última pista sobre seu paradeiro foi na rodoviária de Barretos, quando ela embarcou para a capital paulista.

Loja de eletrônicos na Santa Ifigênia foi invadida e saqueada por usuários de drogas
Loja de eletrônicos na Santa Ifigênia foi invadida e saqueada por usuários de drogas - Divulgação - 28.jan.24/Portal das Câmeras

Após altas recordes de furtos e roubos, o centro de São Paulo terminou o ano passado com 7,9% menos roubos do que em 2022, e os furtos se mantiveram em ritmo de queda nos quatro distritos policiais que abrangem a região.

O declínio nos índices criminais, porém, não foi suficiente para retroceder a alta recorde de furtos e roubos de 2022. Naquele ano, as áreas da Sé, Campos Elíseos e Consolação tiveram a maior quantidade de roubos da série histórica, iniciada em 2002.

O monitoramento também será ferramenta para reduzir o número de dependentes químicos que frequentam a cracolândia, como é conhecida a principal cena de uso de drogas da capital.

Censo feito pela Polícia Civil durante o ano passado identificou ao menos 200 pessoas que constavam em boletins de ocorrência de desaparecimento, preenchido por familiares.

"Eles vão para lá porque não querem ser encontrados pela sua própria família, pela sua comunidade", disse o vice-governador Felício Ramuth (PSD), imbuído pelo governador para tratar do tema na esfera estadual. "São pessoas que saem da região metropolitana, ou da sua cidade, e o melhor lugar hoje para você consumir droga e se esconder, seja da sua família ou da sociedade, é dentro das cenas abertas. E é isso que nós estamos mudando", continuou.

O levantamento também apontou que ao menos 600 frequentadores da cracolândia cumprem algum tipo de medida cautelar e não poderiam frequentar locais onde há consumo de álcool e drogas.

Segundo a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), as câmeras de reconhecimento facial também serão usadas para deflagrar ações de zeladoria, como identificar pontos de alagamento e semáforos quebrados.

Guardas-civis e técnicos da Secretaria de Segurança Urbana passaram por treinamento para analisar os alertas feitos pelo sistema. No caso de foragidos, a semelhança deve ser de ao menos 90%, senão são descartados.

Uma central de monitoramento foi montada no prédio do Palácio dos Correios, no Anhangabaú, onde 40 agentes da GCM analisam as imagens 24 horas por dia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.