Descrição de chapéu chuva

Chuva em São Paulo causa alagamentos e rajadas de vento

Tempo segue instável nas próximas horas, segundo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção no começo da tarde deste domingo (4) por causa da chuva e da ventania que atingem algumas regiões com maior intensidade. O aviso durou das 13h32 às 15h55.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a região de Santo Amaro, na zona sul, chegou a entrar em em alerta para alagamentos, com iminência de transbordamento do córrego Água Espraiada, entre 14h35 e 14h55.

Na zona sul, bairros como Saúde e Vila Mariana registraram fortes ventos e precipitação moderada. Segundo a Defesa Civil, ventos de até 65 km/h foram registrados na região do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP).

Foram registrados três pontos de alagamento, todos na zona sul. Um deles ficava na rua Estevão Fabri, na Capela do Socorro, na altura da rua Ferdinando Forino. Os outros dois, na Vila Mariana, na avenida Moreira Guimarães, altura da avenida Jurema, e na avenida Rubem Berta, no cruzamento com a rua Doutor Haberbeck Brandão.

carro passa por área alagada, água cai sobre ele de viaduto
Carro passa por área alagada na região central da cidade de São Paulo - Rubens Cavallari - 8.jan.2024/Folhapress

A chuva desta tarde foi causada por áreas de instabilidade que chegaram à capital a partir da região de Campinas, segundo o CGE.

As regiões com chuva mais intensa registrada durante a tarde foram sudeste e leste, e havia previsão de mais áreas atingidas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas de chuva ao menos até esta segunda-feira (5). O nível do aviso é de perigo potencial, com baixo risco de quedas de árvore e cortes de energia elétrica.

De acordo com o CGE, janeiro terminou com chuvas acima da média na cidade de São Paulo. O mês foi encerrado com acumulado médio de chuva de 281,5 mm, 9,7% acima dos 256,5 mm esperados.

Foram 27 dias com chuva em janeiro, e o dia 12 foi o que registrou o maior índice pluviométrico: 56,5 mm.

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva em determinado local e período. Nesse cálculo, 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.