Descrição de chapéu Alalaô Rio de Janeiro

Com enredo de mitologia africana, Viradouro conquista Carnaval 2024 do Rio de Janeiro

Escola de Niterói saudou o vodum serpente e levou luz e inovação para o desfile na Sapucaí

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Componente da Viradouro desfila no Sambódromo da Marquês de Sapucaí

Componente da Viradouro desfila no Sambódromo da Marquês de Sapucaí Antônio Scorza - 12.fev.2024/Divulgação/Riotur

Rio de Janeiro

A escola Unidos do Viradouro conquistou nesta quarta-feira (14) o seu terceiro título de campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. A escola de Niterói, região metropolitana, foi a última a desfilar no Grupo Especial e fez um desfile tecnicamente perfeito ao levar para a Sapucaí o enredo "Arroboboi, Dangbé", sobre o culto vodum às serpentes.

Sob os cuidados do carnavalesco Tarcísio Zanon, a Viradouro mergulhou no cosmo do vodum, tradição religiosa da costa ocidental africana que tem suas raízes entre o povo jeje e uidá. O enredo saudou o vodum, palavra que significa espírito na língua bês.

Antes do início da apuração, o locutor das notas Jorge Perlingeiro anunciou que quatro escolas entraram com pedido de punição contra a Viradouro por, supostamente, usar mais de 15 pessoas em sua comissão de frente.

A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) afirmou que os recursos foram aceitos, mas só serão analisados nesta quinta-feira (15). No entanto, mesmo com uma eventual punição, o resultado não deve mudar. A escola não quis saber e festejou muito a conquista.

Um dos carros do desfile da Viradouro que representa o vodum serpente. Escola de Niterói desfilou sob o enredo 'Arroboboi Dangbé'
Um dos carros da Viradouro que representa o vodum serpente; escola de Niterói desfilou sob o enredo 'Arroboboi, Dangbé' - Pablo Porciuncula/AFP

No desfile da Viradouro, a divindade foi muito bem representada na comissão de frente. A apresentação, considerada uma das mais surpreendentes do Carnaval, trazia uma serpente que rastejava pela pista da Sapucaí. O efeito do elemento cenográfico acontecia com o auxílio de uma pessoa, deitada sobre uma estrutura com rodas.

Boa parte das alegorias da Viradouro tinham elementos que giravam em círculo, representando o movimento das serpentes. No refrão do samba-enredo, o vodum serpente era mais uma vez louvado: Arroboboi significa "salve o espírito infinito da serpente".

Ao finalizar o desfile na última noite do Carnaval carioca, a agremiação foi seguida pelo arrastão da Sapucaí —isto é, o público deixou frisas, camarotes e arquibancadas para invadir a avenida. Em uma espécie de canto premonitório, os presentes cantavam o samba a capela: "Arroboboi dangbé, desfila seu axé na alma e no couro. Derrama nesse chão a sua proteção pra vitória da Viradouro".

A campeã foi uma das escolas que mais usaram a iluminação cênica, novidade do Carnaval deste ano. No momento em que as luzes da avenida se apagavam, sobressaíam as cores neon das fantasias e do abre-alas, especialmente no primeiro setor do desfile.

A bateria puxada pelo mestre Ciça também trouxe força à apresentação e puxou o canto das arquibancadas para um samba difícil de cantar, visto a quantidade de palavras estrangeiras.

"Trabalho coroado, trabalho realizado com amor, dedicação. Isso é a maior alegria da vida, ser campeão", disse mestre Ciça, emocionado, após o anúncio da vitória da Viradouro.

No resumo do enredo, a Viradouro escreveu: "Caminhos abertos, a predição do oráculo revela a permissão e prenuncia tempos de luta de vitória".

Mostrando desde as épicas batalhas da costa ocidental da África às sacerdotisas voduns, dinastia de mulheres escolhidas por Dangbé, a escola de Niterói conquistou o seu terceiro título e acalmou os corações daqueles que esperavam a vitória desde o desfile de 2023, quando a Viradouro conquistou o vice-campeonato.

Neste ano, a apuração das campeãs não aconteceu na Apoteose, como costuma ser feito, mas sim na Cidade do Samba, onde ficam os barracões.

Após o anúncio da vitória da Viradouro, a escola fez um minidesfile pelo local e contou com integrantes de outras escolas em sua bateria para comemorar o campeonato.

A quadra da escola, em Niterói, ficou lotada para a comemoração. A festa na agremiação do bairro do Barreto começou antes mesmo do anúncio oficial da vitória.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.