Helicóptero cai em Barueri, na Grande São Paulo; sete pessoas são socorridas

Aeronave, que não podia realizar serviço de táxi aéreo, caiu em uma área urbana; três passageiros estão internados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um helicóptero caiu na tarde desta terça-feira (20) em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, sete pessoas estavam na aeronave.

Em suas redes sociais, os bombeiros inicialmente afirmaram que havia três pessoas no acidente. Uma delas, de acordo com publicação, foi socorrida com parada cardriorrespiratória para o Pronto-Socorro Engenho Novo.

A corporação afirmou ter sido acionada por volta das 16h. O helicóptero, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública) decolou de um heliponto do Jaguaré, na zona oeste da cidade de São Paulo. O destino não foi informado.

Local onde caiu um helicóptero na tarde desta terça-feira (20), em Barueri; sete pessoas estavam na aeronave e foram socoridas - Vinicius Nunes/Agência F8/Folhapress

O piloto acabou retirado das ferragens e uma terceira pessoa, uma mulher, foi socorrida ao Pronto-Socorro Central com diversas fraturas nas costas e lesões na face.

Mais tarde, a corporação atualizou as informações e disse que, ao todo, sete pessoas estavam no helicóptero, sendo duas crianças, que foram socorridas sem ferimentos graves, duas mulheres, uma delas em parada cardiorrespiratória, que foi revertida, e três homens, sendo um deles o piloto, levado com fratura no fêmur ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, por um helicóptero da Polícia Militar.

De acordo com a Prefeitura de Barueri, as demais vítimas foram levadas para o Pronto-Socorro Central (Sameb), ao Pronto-Socorro do Engenho Novo e ao Pronto-Socorro Intermédica, em Barueri.

À noite, a mulher que sofreu a parada respiratória acabou transferida em estado grave para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Pronto-Socorro do Engenho Novo ao Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran.

Por volta das 10h45 desta quarta-feira (21), um helicóptero Águia, da Polícia Militar, realizou a sua remoção para o Hospital Samaritano, em estado grave.

Uma outra mulher está internada na UTI do Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran.

Segundo informações de pessoas que estavam próximas à Defesa Civil, uma das mulheres era mãe das crianças, dois meninos, de 8 e 9 anos, que estavam muito abalados.

Na enfermaria do mesmo hospital, uma das crianças acabou internada na madrugada desta quarta. Segundo a Prefeitura de Barueiri, ela está estável.

O acidente ocorreu em área urbana na avenida Marco, no bairro Chácaras Marco próximo a um supermercado.

Populares ajudaram no resgate das vítimas. Ainda não se sabe o que provocou a queda da aeronave.

Um vídeo feito pela câmera de um comércio próximo mostrou o helicóptero em queda livre.

Ao todo, nove viaturas dos bombeiros foram deslocadas ao local, além de dois helicóptero Águia, da Polícia Militar.

O helicóptero, modelo AS 350 B3 (esquilo), fabricando em 2013 pela Helibras, prefixo PR-ENT, tem seis assentos, com capacidade para cinco passageiros. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ele está com situação de aeronavegabilidade normal, mas não pode fazer operações de táxi aéreo.

A aeronave, também de acordo com a Anac, pertence à Vortex Holding, com sede na cidade de São Paulo. A reportagem ligou para o telefone disponível nas informações da Junta Comercial de São Paulo, mas ninguém atendeu.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) afirmou que investigadores do Seripa IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), localizado em São Paulo, foram acionados, para realizar a ação inicial da ocorrência.

"A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", disse a Força Aérea Brasileira, em nota.

O coronel Roberto Lago, coordenador de Proteção e Defesa Civil de Barueri, disse que no momento do acidente chovia forte em Santana do Parnaíba, cidade vizinha, a cerca de 2 km do local do acidente.

"Mas ali [onde o helicóptero caiu] não choveu muito. A chuva mais intensa em Barueri foi antes, na região da rodovia Castelo Branco", afirmou.

Os acessos próximos ao local do acidente foram fechados por agentes de trânsito de Barueri na estrada dos Romeiros e na rua Tilápia, segundo a prefeitura.

Não há registros de imóveis atingidos com a queda do helicóptero, de acordo com a administração municipal.

Para o atendimento da ocorrência, foram acionados a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal de Barueri e Defesa Social do município.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.