Descrição de chapéu Aeroin

Deputado propõe lei para obrigar pilotos e comissários a citarem Santos Dumont em voos domésticos

Se projeto for aprovado, homenagens deverão ressaltar pioneirismo e importância do brasileiro para a aviação mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Murilo Basseto
Aeroin

A Câmara dos Deputados analisou na terça-feira (26) uma proposta para uma Lei que para valorizar o legado do patrono da aeronáutica brasileira, Alberto Santos Dumont, em voos no Brasil.

O Projeto de Lei (PL) 675/24 torna obrigatória a referência a Santos Dumont em falas dos comissários ou de comandantes de aeronaves em voos domésticos.

Pelo texto, as falas devem conter, ao menos uma vez durante o voo, uma homenagem ou menção a Santos Dumont e sua contribuição pioneira para o desenvolvimento da aviação.

avião decola de pista de aeroporto. o dia está nublado, e há prédios ao fundo
Movimentação no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro - Tomaz Silva - 25.set.2019/Agência Brasil

A proposta estabelece que a homenagem deve ressaltar sua importância como precursor da aviação e sua relevância histórica para a aviação mundial, incentivando o orgulho nacional e o reconhecimento de sua contribuição para o progresso tecnológico.

O autor da proposta, deputado Pedro Aihara (PRD-MG), classifica a medida como reconhecimento e valorização do legado do "Pai da Aviação" e patrono da aeronáutica brasileira.

"Ao reconhecer seu legado, não apenas reafirmamos sua posição como o verdadeiro pioneiro da aviação, mas também celebramos sua contribuição para o progresso global neste campo crucial", argumenta o parlamentar.

Próximos Passos

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes, de Cultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.