Descrição de chapéu Aeroin

Maior avião de passageiros do mundo tem falha de motor e chamas em decolagem em São Paulo

Airbus A380 da Emirates partia do Aeroporto Internacional de Guarulhos em direção a Dubai; voo acabou cancelado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aeroin

O maior avião de passageiros do mundo teve problemas na última madrugada, quando iria decolar do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A aeronave Airbus A380-800 de matrícula A6-EUL, da Emirates, que leva até 484 passageiros estava acelerando para partida em São Paulo com direção à Dubai quando um problema surgiu em um dos motores no lado esquerdo da aeronave.

Visitantes se alinham para admirar um imponente avião da Emirates estacionado sob um céu nublado, destacando-se com sua fuselagem branca
Pessoas aguardam para ver uma aeronave Airbus A380-800 na Feira Aérea ILA Berlin em Schoenefeld, Alemanha - Ren Pengfei - 5.jun.2024/Xinhua

Os passageiros que estavam acompanhando a decolagem pela janela e pelas câmeras da aeronave puderam ver uma chama aparecer rapidamente, como mostra o vídeo abaixo, publicado pelo canal Portão 1 no X (ex-Twitter). Segundo dados da plataforma FlightRadar24, o A380 chegou a atingir 38 nós (70 km/h) antes de começar a desacelerar na pista 10L do maior aeroporto do Brasil.

Os pilotos da Emirates informaram à torre de controle que "nós tivemos um estol de motor e precisamos sair em alguma pista de táxi", dispensando assistência de bombeiros ou ajuda externa. A aeronave então retornou ao portão, e o voo para os Emirados Árabes Unidos acabou sendo cancelado.

Até a publicação desta reportagem, o gigante avião ainda continuava em Guarulhos. Veja abaixo o momento da decolagem abortada com áudio da comunicação dos pilotos com o controlador, capturado pelo canal Golf Oscar Romeo, do Youtube.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.