Descrição de chapéu Israel

PM faz operação no Complexo de Israel, no Rio, e aulas são suspensas em 15 escolas

Ação ocorre após muro de batalhão ser pichado com apelido de chefe do tráfico; objetivo é coibir expansão do TCP, diz polícia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Quinze escolas no Complexo de Israel, na zona norte do Rio de Janeiro, tiveram as aulas suspensas nesta quinta-feira (12) por causa de uma operação da Polícia Militar. A corporação afirma que o objetivo da ação é "reprimir os roubos de carga e veículos na região, além de coibir tentativas de expansão do domínio territorial de um grupo criminoso".

O Complexo de Israel é a base dos autointitulados traficantes evangélicos que, segundo investigações da polícia, utilizam a religião para expansão territorial, em estratégia chamada de narcopentecostalismo. A facção que tem influência na região é o TCP (Terceiro Comando Puro), com Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, apontado como liderança pela polícia. Ele está foragido.

Na terça (10), o muro do 16ºBPM (Olaria), unidade da PM responsável pelo policiamento na região, amanheceu pichado com o apelido do traficante. A pichação foi apagada, e o caso é investigado.

Drogas e munições são apreendidas pelo 16ºBPM no Complexo de Israel
Drogas e munições apreendidas pelo 16ºBPM no Complexo de Israel, na zona norte do Rio de Janeiro - Divulgação/PMERJ

O traficante é apontado como responsável por medidas como proibição de terreiros e de imagens santas no Complexo de Israel. A arquidiocese do Rio nega que ele tenha interferido em missas. No topo da comunidade, Peixão colocou uma estrela de Davi de neon.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, três escolas foram impactadas nas comunidades Cinco Bocas e Pica-pau; outras quatro em Parada de Lucas e Vigário Geral; e oito na Cidade Alta.

Segundo a PM, "grande quantidade de drogas e munições" foram apreendidas na operação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.