Descrição de chapéu Fuvest

Fuvest divulga lista de aprovados na USP em 2018; confira

Matrícula começa dia 5; 137 mil candidatos disputaram 8.402 vagas

 
Paulo Saldaña
São Paulo
Alunos do colégio Objetivo da avenida Paulista comemoram o ingresso na USP
Alunos do colégio Objetivo da avenida Paulista comemoram o ingresso na USP - Gabriel Cabral/Folhapress

A Fuvest divulgou, na manhã desta sexta-feira (2), a lista de aprovados na USP (Universidade de São Paulo) em 2018. Essa primeira chamada de aprovados conta com 8.402 nomes. Há também uma lista com os nomes de 900 treineiros. 

Confira aqui a lista completa dos aprovados

Os aprovados devem fazer as matrículas em duas etapas: on-line, no site da Fuvest , nos dias 5 e 6 de fevereiro, e depois presencial, nos dias 15 e 16 de fevereiro. Neste caso, os alunos precisam comparecer ao serviço de graduação da unidade responsável pelo curso no qual o candidato foi aprovado.

Na hora da matrícula, os aprovados terão que levar RG, foto 3x4 tirada há menos de um ano e certificado de conclusão do ensino médio (ou equivalente) e histórico escolar. Para alunos graduados, é necessário o diploma.

A Fuvest 2018 registrou 137.581 inscritos. Foram convocados para a segunda fase 19.690 participantes.

Quem não aparecer na primeira chamada ainda tem outras chances, caso as vagas não sejam todas preenchidas. A Fuvest prevê oito chamadas ao todo.

A divulgação da lista de aprovados na 2ª chamada ocorre no dia 8 de fevereiro. Já a última chamada está prevista para 22 de março.

COTAS

Este é o primeiro ano de vigência do sistema de cotas na universidade. A reserva de 37% das vagas para alunos de escola pública será alcançada com a soma de inclusão pelos dois modos de ingresso na USP: a Fuvest e o Sisu (Sistema de Seleção Unificado, que usa a nota do Enem).

Entre as vagas para cotistas de escolas públicas, há ainda a reserva para pretos, pardos e indígenas (PPI). Dos 8.402 aprovados na Fuvest, 1.088 são cotistas da rede pública. Desses, 745 vagas serão destinadas a alunos PPI.

Outras 2.745 vagas da USP foram destinadas ao Sisu. Dessas, 1.312 são reservadas. A USP oferece no total 11.147 vagas em 182 cursos.

As cotas neste vestibular são definidas por unidade. A partir do ano que vem, no entanto, passa a valer a reserva por curso. Os candidatos irão escolher, já na inscrição na Fuvest, a modalidade de cotas ou ampla concorrência, como ocorre no Sisu. O percentual de vagas para cotistas vai subir escalonadamente, até atingir 50% em 2021.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.