Descrição de chapéu Coronavírus

Covas libera reabertura de escolas na capital paulista em 1º de fevereiro

Medida segue o plano estabelecido pelo governador João Doria para retomar aulas presenciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito Bruno Covas (PSDB) autorizou que as escolas da capital paulista, públicas e particulares, reabram a partir de 1º de fevereiro. Elas poderão receber inicialmente 35% dos alunos.

A autorização para a retomada das aulas presenciais ocorre em um momento de alta no número de casos e mortes na cidade.

A medida segue o plano estabelecido pelo governador João Doria (PSDB) que, em dezembro do ano passado, classificou os estabelecimentos de ensino como serviços essenciais para que possam abrir em qualquer fase da pandemia.

Ao contrário da determinação do governo estadual, as escolas municipais não irão obrigar o retorno presencial de todos os estudantes. As famílias poderão escolher por mandar ou não os filhos para as aulas.

Alunos e professores do grupo de risco não devem voltar para as atividades presenciais.

Segundo Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde, a liberação da reabertura das escolas ocorreu após a finalização do 4º inquérito sorológico escolar que não encontrou “evidências suficientes” de que crianças de 4 a 14 anos aumentem a transmissão de Covid-19.

“Observamos durante quase um ano as taxas de incidência, internação e óbitos em crianças do município e elas se revelaram muito consistentemente baixas. Foi preciso um longo tempo de análise para tomar a decisão mais adequada”, disse Aparecido.

Segundo o estudo sorológico, a incidência do vírus na população de 4 a 14 anos no município é de 16%.

Fernando Padula, novo secretário municipal de Educação, disse que as escolas municipais vão receber os alunos a partir do dia 15 de fevereiro. Os professores, que não forem do grupo de risco, devem retornar no dia 1º para o planejamento das atividades.

Segundo ele, haverá o rodízio de alunos para respeitar o limite de 35% da capacidade das escolas - cada uma delas irá definir um plano próprio para a distribuição. Padula disse que a pasta não determinou a obrigatoriedade de retorno por respeitar a decisão das famílias.

"Entendemos que esse é um momento de muito medo e insegurança nas famílias. Precisamos gradativamente construir essa segurança, mostrar que a escola é necessária e que os riscos são pequenos", disse.

O secretário garantiu que todas as cerca de 4 mil escolas do município estão preparadas para receber os estudantes de forma segura. Segundo ele, todas elas serão vistoriadas nos próximos 15 dias para verificação das instalações. "Caso seja constatado que não há segurança, a escola não reabre."

Como será a volta às aulas em 2021

Serei obrigado a mandar meus filhos para aulas presenciais?
Nas escolas municipais, a frequência em atividades presenciais não será obrigatória. Já nas escolas estaduais e particulares, todos os alunos de ensino fundamental e médio, que não pertencerem aos grupos de risco para a Covid-19, deverão ir para as unidades para ao menos ⅓ das aulas do mês. A obrigatoriedade foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, órgão que regula o ensino nas rede estadual e privada.
Para os alunos da educação infantil (dos 0 aos 5 anos) de escolas particulares, o retorno será opcional às famílias.

As escolas vão funcionar com o mesmo número de alunos que atendiam antes da pandemia?
Pela regra estadual e municipal, os colégios só podem receber até 35% dos estudantes ao mesmo tempo.

Como será a organização das aulas?
As escolas terão de continuar oferecendo aulas remotas para completar a carga horária anual. Para as atividades presenciais, elas podem adotar rodízio de alunos a cada dia ou recebê-los por um período diário menor.

As crianças terão de usar máscara na escola?
Sim, a proteção facial é de uso obrigatório a partir dos 5 anos. Os colégios deverão treinar professores e funcionários para orientar os alunos sobre o uso correto da máscara.

Professores serão obrigados a voltar a dar aulas presencialmente?
Sim. O governo do estado e a prefeitura decidiram que todos os professores que não forem dos grupos de risco para o coronavírus devem voltar para as atividades presenciais.

Quando as aulas presenciais terão início em São Paulo?
As autoridades estaduais e municipal autorizaram a reabertura das escolas para as aulas presenciais regulares a partir de 1º de fevereiro. O início do ano letivo na rede privada, no entanto, será definido por cada unidade.
Na escolas estaduais, as aulas começam em 1º de fevereiro. Na rede municipal de São Paulo, o retorno para os alunos será em 15 de fevereiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.