Descrição de chapéu Coronavírus

Professores de escola de elite em São Paulo entram em greve

Docentes se opõem a aula presencial; outros colégios também veem resistência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Professores do colégio São Domingos, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, entraram em greve contra as aulas presenciais. O movimento é chamado de greve sanitária e consiste em realizar o trabalho apenas de forma remota.

Outras escolas particulares voltadas às classes média e alta, como Equipe, Vera Cruz e Escola da Vila, enfrentam resistência do corpo docente para a reabertura, autorizada pela prefeitura da capital há duas semanas, desde 12 de abril.

A greve no São Domingos foi iniciada nesta segunda-feira (26). Em comunicado, a direção demonstrou aprovação ao movimento diante da gravidade da pandemia.

O secretário estadual da Educação de SP, Rossieli Soares, que recomenda a retomada de aulas presenciais, em escola estadual
O secretário estadual da Educação de SP, Rossieli Soares, que recomenda a retomada de aulas presenciais, em escola estadual - Rivaldo Gomes - 14.abr.21/Folhapress

"Entendemos a postura adotada pelos professores como uma forma de respaldar a preocupação sustentada pelo colégio São Domingos ao longo desse período extraordinário", diz o texto. Desde o ano passado, a direção tem feito críticas às autorizações dadas pelo governo e pela prefeitura à reabertura das escolas.

À Folha, o diretor, Silvio Barini Pinto, afirmou que "a direção compreende que as condições são absolutamente críticas e que envolvem riscos para todos". Ele afirma que a escola reabriu em fevereiro e início de março e teve tantos contágios por Covid que alertou os órgãos de controle sanitário.

"Hoje o quadro é bem pior do que à época. Portanto, a direção entende que a greve dos professores não é contra a escola nem contra a comunidade, mas é dirigida à falta de segurança mínima para reunir pessoas." Ele diz que a decisão tem sido respaldada pela maioria das famílias e que só recebeu e-mails com elogios.

Um empresário que tem a filha no ensino fundamental 2, no entanto, afirmou à Folha que há famílias que têm questionado a escola e que, diante da falta de perspectiva em relação à reabertura, cogitam buscar outras escolas.

No Vera Cruz, na Vila Madalena (zona oeste), famílias de matriculados a partir do 3º ano haviam sido informadas de que as aulas presenciais não seriam retomadas por ora em razão da resistência de professores e que coordenadores iriam receber os alunos.

Pais cobraram a direção sobre o retorno, que respondeu que obrigar os professores a dar aulas presenciais não seria um bom caminho e que tentaria um entendimento.

O colégio está pagando transporte por carro de aplicativo para que os funcionários evitem transporte público e tem consultoria do Hospital Albert Einstein para protocolos de saúde. Neste final de semana, segundo a Folha apurou, houve nova assembleia do corpo docente, na qual 80% votaram pela retomada das aulas presenciais.

Procurada, a direção do Vera não concedeu entrevista e, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que, "no momento, temos a informar que a Escola Vera Cruz funciona com seus professores presentes e dentro dos limites estabelecidos pela Secretaria da Educação".

O Colégio Equipe, em Higienópolis (região central), não atendeu o pedido de entrevista para comentar a decisão de seguir no ensino remoto. De acordo com sua assessoria de imprensa, o colégio está estudando a possibilidade de oferecer algumas atividades presenciais ao ar livre, como educação física.

Na Escola da Vila, com unidades no Butantã, Morumbi e Granja Viana, as aulas seguem em formato remoto e há atendimento presencial para quem precisa de assistência imediata, segundo comunicado enviado às famílias, sendo feito por professores voluntários, ou seja, aqueles que concordam em ir à escola.

A Secretaria de Estado da Educação afirmou que, na rede estadual, a adesão à chamada greve sanitária foi baixa e que os professores que não ministrarem aulas presenciais sem justificativa médica terão os salários descontados.

No caso da rede privada, a volta na fase atual do Plano SP é opcional para as escolas, mas tem sido recomendada pelo secretário Rossieli Soares. Com a educação decretada como atividade essencial, as escolas podem seguir abertas mesmo durante os períodos mais graves da pandemia, tendo o limite de 35% de alunos para as fases vermelha e laranja.

De acordo com o Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo), a resistência à reabertura se dá na minoria das escolas e está concentrada nas de elite econômica. A Abepar (Associação de Escolas Brasileira de Escolas Particulares), que reúne colégios da classe A como Vera Cruz, Santa Cruz e Escola da Vila, diz que a orientação é para que abram dentro dos protocolos.

Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional da Educação, diz que a recomendação é para que as escolas abram sempre que houver autorização governamental, especialmente após o longo período com ensino remoto. O fechamento prolongado é considerado pelo conselho risco à saúde mental e ao aprendizado, bem como à segurança de crianças e jovens vulneráveis. Deve também agravar a evasão escolar no país.

Sindicatos de professores são contrários à retomada às aulas presenciais até que todos os profissionais do setor estejam vacinados. Em São Paulo, a categoria já entrou como prioridade na vacinação. Aqueles que têm a partir de 47 anos estão tomando a primeira dose, mas ainda não há previsão para a segunda dose nem para a vacinação dos mais novos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.