Prefeitura de SP abre concurso para 3.250 professores com prova prática

Pela primeira vez, candidatos deverão apresentar um plano de aula e gravar uma exposição oral; inscrições começam na quarta (31)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo abrirá nesta quarta-feira (31) um concurso para contratar 3.250 professores para a rede municipal de ensino. Há vagas para a educação infantil, ensino fundamental e médio.

Pela primeira vez, segundo a Secretaria de Educação, haverá, além de exames escritos, uma prova prática, em que os candidatos deverão apresentar um plano de aula e gravar, presencialmente, uma exposição oral. O salário inicial pode chegar a R$ 5.050 para a jornada semanal de 40 horas.

Na exposição oral, os candidatos deverão detalhar a forma como dão aulas, abordando tanto o processo didático quanto demonstrando o domínio do conteúdo específico de sua área de atuação. "A realização desse concurso, com uma prova que prevê a apresentação de um plano de aula e também a gravação de uma aula, é uma inovação", disse à Folha o secretário municipal de educação, Fernando Padula.

Professora mostra livro infantil, com capa colorida, para alunos que a observam sentados em suas carteiras
Aula na escola municipal Remo Rinaldi Naddeo, na zona oeste de São Paulo, no início do ano letivo - Danilo Verpa - 7.fev.2022/Folhapress

"Concursos com provas práticas existem em outras instituições, como o Ministério Público e também em universidades. Nós entendemos ser importante fazer esse aperfeiçoamento para os concursos de professores da prefeitura", afirmou.

Segundo o secretário, essa também será a primeira vez que haverá um concurso para contratar professores de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com apenas 12 vagas nesse momento.

O edital do concurso foi publicado nesta terça-feira (30) no Diário Oficial. O processo seletivo será feito pela Fundação Getulio Vargas. As inscrições devem ser feitas pelo site da FGV a partir de quarta-feira e vão até as 16h de 17 de outubro.

A taxa de inscrição é de R$ 66,95. As provas escritas serão aplicadas em janeiro, com perguntas de múltipla escolha e dissertativas. A partir dessa primeira etapa, serão selecionados os finalistas que deverão participar da parte prática, em data a ser definida e com regras específicas que serão divulgadas posteriormente em novo edital.

Dentre os cargos do concurso, há 1.270 para professores de educação infantil e fundamental 1 (1º a 5º ano). A habilitação profissional mínima exigida é o ensino médio com modalidade normal (magistério). Já para o fundamental 2 e o médio são 1.980 vagas, e os candidatos devem ter licenciatura com habilitação específica para a disciplina escolar a que estão concorrendo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.