Descrição de chapéu Enem

'Desconectados' é selecionado para Festival Internacional de Cinema de Brasília

Documentário da Folha terá quatro sessões em diferentes locais do Distrito Federal; programação vai de 23 a 30 de setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

"Desconectados", documentário da Folha sobre os desafios da educação na pandemia, está entre os filmes selecionados do Festival Internacional de Cinema de Brasília de 2022. A programação, que é gratuita, tem início nesta sexta (23) e segue até o dia 30, em diferentes locais do Distrito Federal.

Conhecido como BIFF (Brasília International Film Festival), o evento completa uma década neste ano e está na sua 8ª edição. A mostra ainda marca o retorno da programação nos cinemas depois das restrições impostas pela pandemia.

Verônica Souza e sua filha Mônica Fonseca (de vestido preto) ajudam as crianças da casa, também filhos de Verônica, com as tarefas enviadas para casa pela escola.
Cena do filme 'Desconectados', da Folha, sobre educação na pandemia - Pedro Ladeira/Folhapress

O longa-metragem "Desconectados" integra o BIFF Júnior, parte da programação com temáticas que dialogam com jovens, professores e educadores, mas com acesso a todos os públicos e de todas idades. Fazem parte da curadoria a diretora geral do BIFF, Anna Karina de Carvalho, a produtora Claudia Queiroz e a estudante Melina Vargas, de 15 anos.

Serão quatro sessões de "Desconectados", de sábado a quinta. Todas são gratuitas:

  • 24/9, às 14h – Sesc 504 Sul
  • 26/9, às 9h – Sesc Ceilândia
  • 27/9, às 9h – Sesc Gama
  • 29/9, às 9h – Cine Brasília

Escolas têm prioridade de agendamento nas sessões do BIFF Júnior, pelo email biffescola@gmail.com.

O longa-metragem da Folha aborda os desafios e esforços de estudantes, famílias e educadores durante a pandemia de Covid-19. As gravações foram realizadas na capital federal. O filme tem parceria com o Instituto República.

O filme é dirigido pelos jornalistas da Folha Pedro Ladeira e Paulo Saldaña e pela cineasta Ana Graziela Aguiar. O roteiro e a montagem são assinados por Nicollas Witzel, e a produção executiva é da editora da TV Folha, Beatriz Peres.


Veja o trailer


Além de Desconectados, outros nove filmes integram a agenda do BIFF Júnior, com destaques para animações. Integram o catálogo obras como "Meu Tio José" (2021), de Ducca Rios, "Todo mundo já foi pra Marte" (2022), de Telmo Carvalho, e "Miúda e o Guarda-Chuva" (2019), de Amadeu Alban.

Outro destaque é o longa inédito francês "O Tesouro do Pequeno Nicolau" (2021), de Julien Rappeneau. O BIFF Júnior também traz o filme tunisiano "A Second Life" (2022), de Anis Lassoued.

Estão na programação da competitiva internacional do BIFF outros dez filmes, com produções de vários países. A seleção ocorreu após inscrição de 3.000 obras. Entre os destaques estão o desenho animado documental mexicano "Home Is Somewhere Else" , de Carlos Hagerman e Jorge Villalobos, e o espanhol "Ramona", de Andrea Bagney.

cartaz mostra foto em preto e branco da cineasta Agnes Varda com uma câmera antiga.
Cartaz do BIFF (Brasília International Film Festival) de 2022. "Desconectados", documentário da Folha, integra a programação.

O representante brasileiro é "Corpolítica", de Pedro Henrique França. O documentário investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil e tem duas sessões previstas (dia 26, no Cine Brasília, e 27 no Sesc 504 Sul).

O festival deste ano presta homenagem a Agnès Varda, uma das principais referências da Nouvelle Vague, falecida em 2019. Confira aqui a programação completa.

Desde agosto, "Desconectados" tem protagonizado uma sequência de pré-estreias, com sessões especiais já realizadas em São Paulo, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. No próximo sábado (24), também haverá mais uma exibição no Espaço Itaú de Cinema de Brasília, às 11h, seguida de debate.

'DESCONECTADOS'

Direção Pedro Ladeira, Paulo Saldaña e Ana Graziela Aguiar
Montagem e roteiro Nicollas Witzel
Produção executiva Beatriz Peres
Direção de fotografia Pedro Ladeira
Som direto Isadora Machado
Trilha sonora original Ricardo Saldaña e Vinicius Salldaña
Sound design e mixagem Fernando Ianni e Rodrigo "Funai" Costa
Colorização Brunno Schiavon/Estúdio Arco

Programação 'Desconectados' no BIFF

24/9, às 14h

26/9, 9h

27/9, 9h

29/9, 9h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.