Descrição de chapéu universidade

Brasil tem 9 das 10 universidades com mais pesquisa na América Latina; veja lista

Avaliação foi feita pela revista britânica Quacquarelli Symonds, que divulgou novo ranking acadêmico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil tem nove das dez universidades com maior produção científica da América Latina, segundo a mais recente edição do ranking QS (Quacquarelli Symonds), uma das mais importantes avaliações de educação superior.

A avaliação, divulgada na manhã desta quinta-feira (22), também coloca o Brasil como o país latino-americano mais bem representado no ranking. De todas as 428 instituições de ensino avaliadas em 20 países, 98 são brasileiras.

A publicação considera que as instituições de ensino superior brasileiras têm "alto grau de estabilidade" apesar de terem atravessado um período desafiador, com a queda de orçamento no governo de Jair Bolsonaro (PL) e os desafios da pandemia. Segundo o QS, 23 universidades tiveram melhora de posição, 24 diminuíram e 47 permaneceram estáveis no último ano.

Praça do Relógio, no campus central da USP
Praça do Relógio, no campus central da USP - Adriano Vizoni/ 26.mar.21 - Folhapress

"O ensino superior brasileiro tem enfrentado sua parcela de desafios nos últimos anos, sendo os cortes no orçamento, acessibilidade e a pandemia do Covid-19 apenas alguns dos mais relevantes. No entanto, sua resiliência pode ser vista no compromisso consistente em produzir uma quantidade excepcional de pesquisa de alta qualidade", afirmou Ben Sowter, vice-presidente senior da QS.

A USP (Universidade de São Paulo) mais uma vez foi a universidade brasileira mais bem colocada, em 2º lugar na América Latina. Atrás apenas, novamente, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, que obteve o primeiro lugar.

Segundo a publicação, a boa colocação da USP se deve, principalmente, por obter a nota máxima (100 pontos) no indicador de reputação acadêmica, pesquisa interacional e perfil online. A universidade também é a que mais produz pesquisa em toda a América Latina.

A avaliação é de que a USP só não alcança o primeiro lugar por não conseguir boa pontuação no indicador que considera a proporção de docentes por aluno. O problema de falta de docentes se acentuou com a crise orçamentária da instituição em 2013, quando o gasto com a folha de servidores ultrapassava os recursos que recebia do Estado.

Agora que a situação da universidade se estabilizou, a atual gestão pretende retomar os concursos para docentes.

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é a segunda mais bem avaliada do país e ficou em 5º lugar no ranking geral, duas posições acima do que ocupava na edição anterior. Em seguida, está a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 8º lugar, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) em 11º e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em 16º lugar.

A avaliação é de que o Brasil se destaca principalmente pela produção científica. Além de dominar o volume de produção na América Latina, as universidades brasileiras ocupam as primeiras posições nesse quesito. USP, Unicamp e Unesp ocupam o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, neste indicador.

A publicação também destacou que o Brasil tem nove das dez universidades com melhor avaliação no indicador de número de funcionários com doutorado.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie foi a instituição brasileira que apresentou o maior crescimento, subindo 27 posições no último ano, chegando ao 132o lugar.

A classificação dos cursos é feita por meio de seis indicadores: reputação acadêmica, reputação de empregabilidade, citações por faculdade, proporção de professores por aluno e quantidade de docentes e de estudantes internacionais.

O ranking completo pode ser acessado no site da Quacquarelli Symonds.

Confira abaixo as instituições classificadas entre as 20 melhores no ranking geral

Posição em 2023 Posição em 2022 Instituição País
1 1 Pontificia Universidad Católica de Chile (UC) Chile
2 2 Universidade de São Paulo Brasil
3 3 Universidad de Chile Chile
4 4 Tecnológico de Monterrey México
5 7 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil
6 5 Universidad de los Andes Colômbia
7 6 Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) México
8 9 Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil
9 8 Universidade de Buenos Aires (UBA) Argentina
10 10 Universidad Nacional de Colombia Colômbia
11 12 UNESP Brasil
12 11 Universidad de Concepción Chile
13 13 Pontificia Universidad Católica del Perú Peru
14 15 Universidad de Santiago de Chile (USACH) Chile
15 14 Universidad de Antioquia Colômbia
16 16 Universidade Federal de Minas Gerais Brasil
17 19 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil
18 18 Pontificia Universidad Javeriana Colômbia
19 17 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Brasil
20 20 Universidad de Costa Rica Costa Rica
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.