Academia de cinema e atuação oferece bolsas de 100% para minorias em SP

Oportunidade é voltada a pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e de baixa renda; inscrições vão até quarta (5)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Academia Internacional de Cinema recebe, até a próxima quarta-feira (5), inscrições para bolsas de estudo integrais (100%) para os cursos de direção, atuação para o audiovisual, dublagem e pós-produção.

As bolsas são destinadas a pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e de baixa renda. O objetivo é abrir espaço para um público sub-representado e estereotipado na ficção, segundo o órgão.

Os pedidos de bolsa podem ser feitos aqui.

Ex-aluno da Academia Internacional de Cinema Guilherme Dourado participa da segunda temporada da série "Irmandade " da Netflix
Guilherme Dourado, ex-aluno da Academia Internacional de Cinema, em cena da segunda temporada da série 'Irmandade', da Netflix - Reprodução

As aulas serão realizadas no horário da tarde e começam no mês de abril. Além da oferta de bolsas, a Academia Internacional de Cinema reduziu o preço dos cursos matinê para viabilizar a formação de quem não tem outro horário disponível ou não se encaixa nos critérios das bolsas integrais.

Com quase 20 anos de existência, a instituição tem ex-estudantes em obras de diversas plataformas de streaming e festivais de cinema.

"Foi na Academia Internacional de Cinema que eu me tornei atriz. Aprendi o que é atuação, o que é cinema. O curso te dá uma base de atuação, um conhecimento com a câmera e de como fazer filme que é um grande diferencial. A gente aprende roteiro, direção de arte, direção de fotografia. Só tenho a agradecer", diz Julia Cortez, do elenco da série "Tudo Igual…SQN", do Disney+.

Segundo pesquisa da Ancine (Agência Nacional do Cinema) realizada em 2016, pessoas negras representavam apenas 2,5% do total de diretores e roteiristas brasileiros à época —dentro desse percentual, a maioria era formada por homens negros. Com a oferta de bolsas, a escola pretende promover mais diversidade no audiovisual.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.