Médico Roberto Medronho é eleito reitor da UFRJ

Epidemiologista e a vice, Cássia Turci, cumprirão mandato a partir de julho; pela primeira vez, disputa teve candidato negro, que ficou em segundo lugar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com 29,4% dos votos, a chapa 'UFRJ para Todos', liderada pelo epidemiologista e professor da Faculdade de Medicina Roberto Medronho, venceu a eleição à reitoria da universidade. A decana da Faculdade de Química, Cássia Turci, será a vice-reitora. Eles cumprirão o mandato entre julho de 2023 a julho de 2027.

Os professores Roberto Medronho e Cássia Turci assumirão a reitoria da UFRJ - Eduardo Anizelli/ Folhapress

A consulta pública foi feita à comunidade universitária ao longo da semana. A apuração dos votos teve início na manhã desta sexta-feira (28). Até a publicação, restavam apenas os votos em separado. Contudo, matematicamente não há mais como reverter o resultado, que considera os votos das 96 urnas eletrônicas e os que foram obtidos pelo UFRJ E-voting System.

A chapa 'Redesenhando a UFRJ', encabeçada pelo historiador e decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas Vantuil Pereira, e Katya Gualter, da EEFD (Escola de Educação Física e Desportos), obteve 18,5% dos votos. Com essa chapa, em 102 anos, pela primeira vez, um homem e uma mulher negros se candidataram à reitoria da universidade.

A eleição registrou ainda 75 votos brancos e 181 nulos.

Medronho foi diretor da Faculdade de Medicina entre 2011 e 2020 e coordenou o Grupo de Trabalho para enfrentamento à Covid-19 da UFRJ.

"Um dos nossos objetivos é a política de divulgação da ciência que salva vidas e combater o negacionismo que reinou nos últimos anos. Também queremos que os vários artigos publicados gerem patentes e produtos para a sociedade", diz.

Para Medronho, outro desafio da gestão será incluir, respeitar e manter dentro da universidade "aqueles e aquelas que as disparidades sociais e culturais insistem em excluir e repelir. Nosso plano de ação é fortalecer a UFRJ e garantir a qualidade e grandeza, adjetivos de sua grandiosa história", afirma.

"Eu e a Cássia estamos muito felizes. Temos o compromisso de trabalhar em prol da UFRJ e da sociedade, fazendo jus à história de protagonismo da universidade na ciência, tecnologia, saúde, artes, humanidades e pesquisa básica."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.