Descrição de chapéu Enem Fies Missão Professor

Desafios de ser um professor no Brasil são tema de série de reportagens da Folha

Textos vão debater desafios da educação depois de dois anos de escola fechadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após dois anos de escolas fechadas e uma onda de ameaças e ataques sem precedente às unidades de ensino, ser professor no Brasil se tornou ainda mais desafiador. As causas e consequências dessas dificuldades serão tema de uma nova série da Folha.

Serão duas reportagens sobre o tema a cada semana, sempre publicadas na página especial Educação: Missão Professor. Os textos são exclusivos para assinantes. A estreia é nesta quarta (10).

Você é professor? É um profissional da área? Se interessa pela qualidade do ensino e o desenvolvimento do nosso país? Então não perca esta série de reportagens. A Folha oferece uma oferta especial que dá desconto de 67% na assinatura anual, o que significa R$ 9,90 por mês, e inclui nela o plano família (a mesma assinatura pode ser compartilhada com outros três e-mails). Para assinar, basta acessar aqui.

Professor dá aula na escola estadual Professor Orlando Geribola, em Osasco - Karime Xavier 31.mar.22/ Folhapress

O fechamento das escolas por causa da pandemia de coronavírus resultou em uma queda de aprendizado dos alunos de escolas públicas e privadas em todas as etapas da educação básica, mostraram os resultados da mais recente avaliação federal realizada em todo o país, de 2021.

Além disso, a violência registrada em escolas deu um salto nos últimos anos. Desde agosto, a média de ataques a instituições de ensino no país é superior a uma por mês, segundo levantamento feito por um grupo que reúne pesquisadores da Unicamp e da Unesp. Para comparação, nos 20 anos anteriores, de 2002 até julho de 2022, a média era de pouco mais de um ataque a cada dois anos.

Por isso, a reportagem procurou especialistas e pessoas que atuam em sala de aula para discutir sobre o presente e o futuro de uma das profissões mais importantes para o país e as respectivas transformações necessárias para mudar esta realidade.

A série Educação: Missão Professor mostrará as consequências dessa crescente violência, as condições de trabalho e salário dos docentes pelo país e as políticas públicas educacionais que impactam o trabalho em sala de aula, como a ampliação das matrículas em tempo integral e o novo ensino médio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.