Descrição de chapéu universidade América Latina

USP sobe 30 posições e é a melhor universidade da América Latina, aponta ranking

MIT, nos EUA, é a melhor em todo o mundo, posto que ocupa há 12 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A USP (Universidade de São Paulo) subiu 30 posições no ranking de universidade QS World e agora é considerada a melhor instituição da América Latina. A lista atualizada para o ano de 2024 foi divulgada nesta terça-feira (27), e a USP figura como a 85° melhor do mundo.

Na edição anterior, de 2023, a universidade paulista estava na marca 115 e era a terceira mais bem colocada da América Latina, ficando atrás da UBA (Universidade de Buenos Aires) e da Unam (Universidade Nacional Autônoma do México).

A segunda instituição brasileira com mais alta pontuação nos dados de 2024 foi a Unicamp (Universidade de Campinas), figurando na 220° colocação do ranking mundial.

Prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
Prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Universidade é eleita a melhor da América Latina - Adriano Vizoni - 26.mar.2021/Folhapress

Essa é a primeira vez que uma instituição brasileira entra para a lista das 100 melhores neste que é considerado um dos principais rankings universitários.

"Nossos pontos fortes foram a reputação acadêmica, a excelência das nossas pesquisas, o alto conceito que temos entre os empregadores e o impacto social do trabalho das pessoas que formamos. Trabalhamos com afinco, ao longo de décadas, para chegar a esse patamar. É claro que a missão de uma universidade não é disputar rankings. Essas classificações são apenas um efeito, não uma finalidade. De toda forma, notícias da nossa projeção reafirmam a nossa convicção de que estamos no caminho certo", ressaltou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Em nível global, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em livre tradução) é a primeira colocada em 2024, posto que ocupa há 12 anos. A instituição é seguida pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Oxford, Harvard e Stanford fecham a lista dos cinco melhores centros universitários em 2024.

O ranking QS World analisou mais de 17 milhões artigos científicos publicados. As opiniões de 240 mil especialistas também foram ouvidas para construir o ranking. Além disso, a organizadora da lista implementou três novas métricas neste ano: sustentabilidade, desfecho empregatício e rede de pesquisa internacional.

No quesito sustentabilidade, a Universidade da Califórnia, Berkeley, foi a mais bem colocada. No geral, a instituição figura como a 10° melhor do mundo na versão mais recente do ranking. Em 2023, ela estava na posição 27.

O QS World também chama a atenção para as instituições árabes, apontando-as como cada vez mais competitivas. Na Ásia, a Universidade Nacional de Singapura aparece como a melhor da região e subiu da posição 11 para 8 no novo ranking. Já na África, o QS World informa que 75% das instituições do continente apresentaram melhora nas suas métricas de excelência.


Veja a lista das melhores universidades do mundo e a colocação das duas instituições brasileiras

1°: MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)
2°: Universidade de Cambridge
3°: Universidade de Oxford
4°: Universidade Harvard
5°: Universidade Stanford
6°: Imperial College de Londres
7°: ETH de Zurique
8°: Universidade Nacional de Singapura
9°: UCL (University College de Londres)
10°: Universidade da Califórnia, Berkeley
11°: Universidade de Chicago
12°: Universidade Cornell
13°: Universidade da Pensilvânia
14°: Universidade de Melbourne
15°: Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia)
85°: USP (Universidade de São Paulo)
220°: Unicamp (Universidade de Campinas)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.