Descrição de chapéu Enem

Lula diz que chuva não afetará Enem em SP e indica fim de taxa de inscrição para prova

Neste primeiro dia da prova, presidente visitou a sede do Inep, em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (5) que 100% das escolas estão com problemas de energia resolvidos causados chuvas e poderão realizar o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023.

A declaração foi dada durante visita à sede do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em Brasília, junto com o ministro da Educação, Camilo Santana. Cerca de 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para as provas em todo o país.

"Essa tranquilidade é muito importante. Ontem [sábado] estávamos preocupados com a informação de que por volta de 400 escolas não podiam ter o Enem por conta das chuvas e da falta de energia. Conversei com o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e ele se comprometeu que todas as escolas estariam prontas para fazer o Enem, com energia consertada ou com geradores", afirmou o presidente.

O presidente Lula (PT) visita o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no primeiro dia do Enem 2023
O presidente Lula (PT) visita o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no primeiro dia do Enem 2023 - Pedro Ladeira/Folhapress

O presidente acrescentou que pode ter alguma cidade, "quem sabe no Paraná ou Santa Catarina tenha algum problema", mas que "essas meninas e meninas serão beneficiadas na outra prova do Enem".

Lula também afirmou que "investir em educação não é gasto é investimento" e que "a gente vai se encaminhar para que as pessoas não precisem sequer pagar taxa do Enem".

"Temos que fazer uma combinação para que se torne mais atrativa para os jovens fazerem o seu Enem e entrarem na universidade", disse.

Atualmente, a taxa de inscrição da prova é de R$ 85 e o valor pode ser pago por boleto, PIX, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).

O Inep prevê a participação gratuita a pessoas que estão matriculadas na terceira série do ensino médio, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Além de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda.

O presidente também disse que estava feliz porque 63% dos inscritos são mulheres e que é "uma boa notícia saber que as mulheres estão batendo o recorde na tentativa de se transformar em mulheres independentes com profissão".

"Isso é muito bom para que a gente possa pensar neste país mais democrático, igualitário e sem preconceito de gênero. Temos que criar consciência no Brasil de que, ou a gente continua investindo muito em educação, ou este país não dará o salto de qualidade que todos nós sonhamos", afirmou.

Lula ainda brincou afirmando que considerava a possibilidade de fazer o Enem para ingressar no curso de Economia.

"Em Economia (no curso), são todo mundo muito sabidos. Economista é a pessoa mais sábia do mundo. Quando a gente tá na oposição, a gente sabe tudo. Quando a gente tá no governo, parece que a gente desaprende e as coisas não aparecem com muita facilidade", afirmou.

Ele também citou a lei sancionada por ele, no início do mês, que propõe uma nova renegociação das dívidas dos estudantes no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Segundo o governo federal, há atualmente 1,2 milhão de contratos inadimplentes no âmbito do Fies, com um saldo devedor de R$ 54 bilhões.

"As pessoas que estão devendo vão poder colocar a sua dívida em ordem, limpar seu nome, fazer acordo. É quase que uma espécie de Desenrola. As pessoas que estão com problema de dívida têm que falar com o MEC, Caixa Econômica e com o FNDE para legalizar", disse.

Ele ainda mandou recado aos estudantes para que não fiquem nervosos e não se preocupem "se tiver uma pergunta difícil, conta até dez, pense numa coisa bonita, numa coisa boa e responda a sua pergunta, porque no final tudo vai dar certo", disse, acrescentando que o Nordeste é a região que mais tem jovens participando da prova.

Questionado por jornalistas, o presidente se recusou a responder sobre meta fiscal, dizendo que a ocasião seria para falar do Enem e que o tema seria respondido nesta segunda-feira (5).

Já o ministro da Educação afirmou que não haverá nenhuma interferência do governo nos temas escolhidos para as provas e ressaltou que todos os malotes foram entregues dentro do horário nas 132 mil salas de aula, sem nenhuma intercorrência.

Também agradeceu aos 380 mil colaboradores envolvidos na aplicação da prova, entre coordenadores, aplicadores e policiais.

"Importante dizer que a novidade deste ano é que a prova, tanto os gráficos como as figuras, serão coloridas para facilitar as pessoas que são daltônicas ou têm alguns problemas", destacou.

O exame é uma das principais portas de entrada no ensino superior por meio da plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser usado para ter acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e ao Prouni (Programa Universidade para Todos).

Suas notas também são usadas nos processos seletivos de instituições públicas e privadas Brasil afora.

Veja, abaixo, as principais informações para o primeiro dia de prova.

QUAL É O HORÁRIO DA PROVA?

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início da prova às 13h30 (horários de Brasília).

QUAL É O TEMPO DE PROVA?

Neste primeiro domingo, a prova será das 13h30 às 19h (20h para participantes com tempo adicional e 21h para aqueles que farão a videoprova em libras).

Serão corrigidas somente as redações transcritas para a folha de redação e as respostas efetivamente marcadas no cartão-resposta, sem emendas ou rasuras.

QUAL DOCUMENTO PRECISO LEVAR?

Nos dias de provas serão aceitos documentos de identificação originais e com foto. A novidade este ano é que o Inep aceitará os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

São documentos impressos válidos:

  • Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação.

O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA?

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • Documento de identificação válido (físico ou digital);
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

O QUE NÃO PODE LEVAR NO DIA DAS PROVAS?

Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:

  • Declaração de comparecimento impressa;
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
  • Livros, manuais, impressos e anotações;
  • Protetor auricular;
  • Relógio de qualquer tipo;
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco;
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.