UFSCar anula segunda chamada do vestibular e cita falha do MEC

Universidade em São Carlos (SP) divulga nova lista de interesse por vaga; tempo curto para se adaptar à nova Lei de Cotas é um dos fatores apontados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) anunciou nesta segunda-feira (4) a anulação da segunda chamada do seu vestibular 2024, devido a um erro no sistema que define os candidatos aprovados via Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Logo após a divulgação da lista, no dia 27 de fevereiro, muitos candidatos reclamaram que deveriam ter sido chamados. Com a repercussão negativa, a universidade instaurou uma auditoria interna para verificar o que havia acontecido, e o resultado foi conhecido nesta segunda.

Segundo comunicado da UFSCar, o diagnóstico é que a "parametrização inadequada do algoritmo que apoia o processo levou à não convocação de pessoas que deveriam ser chamadas e, consequentemente, que outras pessoas fossem convocadas para as mesmas vagas".

Entrada da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), no interior paulista, que anulou a segunda chamada por erro em logaritmo que define vagas do Sisu
Entrada da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), no interior paulista, que anulou a segunda chamada por erro em logaritmo que define vagas do Sisu - Edson Silva - 21.jul.14/Folhapress

Após a identificação do problema, a instituição divulgou um edital de retificação e uma nova lista de nomes para manifestação de interesse pelas vagas, já com os nomes corretos.

Os candidatos que tiverem o nome nesta nova relação têm até as 23h59min de quarta-feira (6) para entrar na página do candidato e manifestar seu interesse pela vaga.

A lista definitiva da segunda chamada será divulgada na próxima segunda-feira (11) nas páginas www.ufscar.br e www.ingresso.ufscar.br.

Devido ao atraso no processo seletivo, a UFSCar alterou também o seu calendário. Agora, o requerimento virtual de matrícula da 2ª chamada precisa ser feito dias 12 e 13 de março. A confirmação virtual obrigatória das matrículas de primeira e segunda chamadas serão de 11 a 22 de março e de 19 a 22 de março, respectivamente.

Pelo novo edital, os estudantes que constem como aprovados nas próximas listas de convocação e já manifestaram interesse e fizeram requerimento de matrícula e/ou enviaram a documentação exigida não precisarão refazer essas ações.

No comunicado de anulação da segunda chamada, a UFSCar explicou que o erro no logaritmo ocorreu pelo pouco tempo que as instituições federais tiveram para se adequar à nova Lei de Cotas (Lei nº 14.723), de 13 de novembro de 2023.

A instituição citou, inclusive, que o erro atual ocorreu em decorrência da falha do MEC (Ministério da Educação e Cultura) na divulgação de resultados provisórios do Sisu no dia 30 de janeiro. Com isso, as universidades tiveram de anular listas de espera já divulgadas.

"Lamentamos incondicionalmente as ocorrências e, sobretudo, os impactos gerados em cada uma das pessoas envolvidas. No entanto, embora a absorção de todas as pessoas convocadas equivocadamente não seja uma alternativa viável para a correção, é importante destacar que a experiência de processos seletivos anteriores indica alta probabilidade de convocação em chamadas futuras, ao menos de parte dessas pessoas, razão pela qual é fundamental que todos os candidatos sigam atentos às próximas chamadas", desculpou-se a universidade, em nota no seu site.

A instituição também afirmou que existe a expectativa de um novo processo seletivo ser realizado para vagas remanescentes após a conclusão da seleção atual. Isso tem ocorrido nos últimos anos.

"Reiteramos saber que essas não são soluções para todos os impactos gerados, mas são alternativas importantes de serem exploradas para minimização dos impactos, e seguiremos trabalhando para reduzir perdas ao máximo", completa o comunicado.

Confira a íntegra do comunicado da UFSCar:

UFSCar revoga lista para requerimento de matrícula em 2ª chamada

A UFSCar informa que processo de auditoria interno identificou erros na lista de pessoas convocadas para requerimento de matrícula em 2ª chamada nos cursos de graduação oferecidos pelo SiSU. O diagnóstico é que a parametrização inadequada do algoritmo que apoia o processo levou à não convocação de pessoas que deveriam ser chamadas e, consequentemente, que outras pessoas fossem convocadas para as mesmas vagas. A quantidade de vagas envolvidas exige a revogação das listas de manifestação de interesse e de convocação para requerimento de matrícula em 2ª chamada. A 1ª chamada e a lista de espera também foram auditadas e estão corretas, seguindo, portanto, válidas.

O processo de auditoria foi iniciado como medida de segurança, após um primeiro processo padrão de verificação não ter diagnosticado as inconsistências. Paralelamente, a Universidade aguardava comunicação oficial do Ministério da Educação (MEC) relacionada à correção de erros identificados ainda na etapa de processamento a cargo do Ministério. Essa informação chegou em ofício encaminhado no fim de semana e, com isso, a auditoria pôde ser concluída na manhã desta segunda-feira (4/3). A partir do resultado da auditoria, um edital foi publicado nesta segunda, retificando dispositivos do regulamento anterior, estabelecendo regras suplementares e um novo cronograma. Um novo período para manifestação de interesse já está vigente, a partir de lista retificada, e segue até 6 de março. A lista corrigida de pessoas convocadas para requerimento de matrícula em 2ª chamada será publicada em 11 de março. Infelizmente, a correção implicará na exclusão da lista de pessoas anteriormente convocadas.

Destacamos, como registrado em edital, que as pessoas que já manifestaram interesse, fizeram requerimento de matrícula e/ou enviaram a documentação exigida, e que constem como aprovadas nas próximas listas, não precisarão refazer essas ações.

Esclarecemos que os erros identificados estão relacionados ao pouco tempo oferecido a todas as universidades do sistema federal de Educação Superior para adequação à nova lei de cotas (Lei nº 14.723), de 13 de novembro de 2023. A UFSCar, inclusive, não é a única instituição obrigada a revogar etapas de seu processo seletivo. Soma-se a isto o fato de o processo de preparação para as chamadas sob responsabilidade das universidades ter sido atrasado pelos erros identificados na lista inicial do SiSU, que precisou ser cancelada e revista mais de uma vez. Também foi tardio o envio às universidades de orientações relativas à operacionalização da nova lei. No caso da UFSCar, por exemplo, a informação sobre como a Lei de Cotas deveria ser operacionalizada foi recebida pela Instituição apenas 24 horas antes da publicação do edital original do processo seletivo. Com isso, inclusive, o edital original acabou apresentando pequenas discrepâncias em relação à Lei nº 14.723, no que diz respeito a detalhes de sua operacionalização, também identificadas no processo de auditoria e agora corrigidas no novo edital.

Lamentamos incondicionalmente as ocorrências e, sobretudo, os impactos gerados em cada uma das pessoas envolvidas. No entanto, embora a absorção de todas as pessoas convocadas equivocadamente não seja uma alternativa viável para a correção, é importante destacar que a experiência de processos seletivos anteriores indica alta probabilidade de convocação em chamadas futuras, ao menos de parte dessas pessoas, razão pela qual é fundamental que todos os candidatos sigam atentos às próximas chamadas. Além disso, nossa expectativa também é que seja realizado, como tem sido nos anos recentes, processo seletivo para vagas remanescentes após a conclusão do processo seletivo atual. Reiteramos saber que essas não são soluções para todos os impactos gerados, mas são alternativas importantes de serem exploradas para minimização dos impactos, e seguiremos trabalhando para reduzir perdas ao máximo.

Por fim, a UFSCar reitera seu compromisso e seu cuidado constante com a legalidade, a correção e, assim, garantia de justiça em seu processo seletivo. É esse compromisso, inclusive, que levou à realização da auditoria e que, agora, obriga à revogação da lista. Em relação ao cuidado, aproveitamos para informar que novos procedimentos de checagem e, também, na condução do processo como um todo, já estão sendo elaborados, para a prevenção de erros no futuro.

A UFSCar segue atenta a quaisquer manifestações referentes a este processo de ingresso e jamais se furtará, de um lado, à identificação e ao reconhecimento de eventuais erros e, sobretudo, à sua correção e à tomada de todas as medidas necessárias para que não voltem a acontecer.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.