Torneio Tatu-Bola de Futebol no Piauí marca 20 anos de membro da Rede Folha

Desde 1998, Associação Caatinga trabalha na defesa e proteção do bioma brasileiro

Estudantes de quatro escolas da região da comunidade Cana Brava, na zona rural do município de Buriti dos Montes (PI) participam do primeiro Torneio Tatu-Bola de Futebol, na terça-feira (30), em celebração dos 20 anos da Associação Caatinga.

A organização, que trabalha na defesa e proteção do bioma exclusivamente brasileiro, organiza competição esportiva em programação que conta ainda com sessões de cinema, jogos interativos, apresentações de grupos artísticos locais e espaço de pintura.

O evento também terá exposição de banners explicativos, réplicas de animais em tamanho real, festival de comidas preparadas em forno solar, uma tecnologia sustentável disseminada pelo projeto No Clima da Caatinga, e realização da campanha Todos Contra a Caça.

Os vencedores do torneio serão condecorados com medalhas e troféus personalizados. Todas as atividades serão promovidas pelo projeto No Clima da Caatinga, realizado pela associação e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e governo federal.

A instituição foi finalista em 2009 do Prêmio Empreendedor Social e hoje integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais por seu trabalho na preservação da Caatinga. No bioma, já apoiou a criação de 24 Reservas Particulares do Patrimônio Natural e elaborou 13 planos de manejo.

O resultado são mais de 3.600 famílias em 45 comunidades rurais impactadas, distribuição de 19 composteiras, 190 coletores de resíduos sólidos, 155 cisterna de placas, nove sistemas de bioágua em oito comunidades, 138 fornos solares em 17 comunidades e 83 fogões ecoeficientes em 18 comunidades. Também foram capacitados 89 meliponicultores e distribuídas 198 colônias de abelha Jandaíra em 16 comunidades.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.