Descrição de chapéu Dias Melhores

Associação busca pacientes de câncer raro que afeta a produção do sangue

A mielofibrose causa cicatriz na medula óssea, defeito que prejudica seu funcionamento

São Paulo

Cansaço excessivo e progressivo, anemia, emagrecimento, perda de apetite, dor óssea e aumento de baço e fígado estão entre os sintomas da mielofibrose, câncer raro causado por uma mutação nas células-tronco que prejudica a produção das células sanguíneas.

Com a fabricação de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas afetada, fica comprometido o combate a bactérias e vírus, o transporte de oxigênio e o controle de hemorragias, respectivas funções dessas células.

Com estimativa de incidência entre 0,5 e 1,33 caso por 100.000 habitantes/ano, a doença pode ser silenciosa. Cerca de um terço (32%) dos diagnósticos levaram mais de dois anos, segundo uma pesquisa da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) com os 76 pacientes com mielofibrose cadastrados na organização. Além disso, 67% passaram por mais de duas especialidades médicas para chegar a um resultado conclusivo.

O número de quimioterapias para o tratamento vem crescendo e teve um salto de 175% no Brasil entre 2008 e 2016. No entanto, a doença segue desconhecida, e, por isso, a Abrale realiza a campanha Procura-se para orientar a população e profissionais de saúde a respeito da mielofibrose. O objetivo é que os pacientes tenham a possibilidade de tratá-la e ter uma sobrevida com qualidade. Para mais informações, acesse o site da Abrale.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.