Atados mobiliza voluntários para o Dia das Boas Ações

Parques Ibirapuera, em São Paulo, no sábado, e Garota de Ipanema, no Rio, no domingo, abrem eventos que vão até o dia 14

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Atados, que foi finalista do Prêmio Empreendedor Social de Futuro em 2014 e que promove a conexão entre pessoas que querem se engajar como voluntários em uma causa para atender às necessidades de organizações sociais, realiza no próximo final de semana o Dia das Boas Ações.

Equipe do Atados na edição 2018 do Dia das Boas Ações
Equipe do Atados na edição 2018 do Dia das Boas Ações - Divulgação/Atados Oficial

O evento, o maior de mobilização de voluntários, chega a sua quarta edição no Brasil e contará com mais de 40 atividades em todo o país até o dia 14 de abril. Destacam-se as atividades que serão realizadas no sábado (6 de abril), em São Paulo, no parque Ibirapuera, e no domingo (7 de abril), no parque Garota de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Estão abertas as inscrições no Prêmio Empreendedor Social 2019! Inscreva-se

No ano passado, o Dia das Boas Ações, realizado em parceira com a Muda Brasil, com patrocínio da WestRock e apoio do Mercado Livre, mobilizou mais de 30 cidades e 3.500 voluntários.

De acordo com Daniel Morais Assunção, um dos fundadores do Atados, que integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, o evento tem como pauta mostrar oportunidades de se engajar em um trabalho voluntário. "Nós temos três desafios. O primeiro é conectar quem quer ajudar e como ele pode fazer isso. Segundo, é realizar a gestão desses voluntários, já que as organizações muitas vezes não conseguem por lidar com outras questões. E o terceiro é ampliar o engajamento da sociedade com o trabalho voluntário."

Estão abertas as inscrições no Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2019! Inscreva-se 

O grupo Ilú Obá de Min, que se apresenta no Dia das Boas Ações em 2019
O grupo Ilú Obá de Min, que se apresenta no Dia das Boas Ações em 2019 - Luciana Cury

Ele afirma que voluntariado mudou no Brasil. "Tínhamos até os anos 2000 um modelo de voluntário. De 2010 a 2014, o perfil se tornou mais inovador, com predominância da participação feminina —com 75,5% contra 24,% dos homens— e com jovens realizando mais ações informais", afirma.

Estão abertas as inscrições no Troféu Grão 2019! Inscreva-se 

Daniel diz que, tão importante quanto conectar voluntários e organizações, é a atuação do Atados no esforço de treinar, dar cursos e apoiar as empresar na elaboração de estratégias e implementação do voluntariado empresarial e de ações de responsabilidade social. Atualmente a organização tem 106.559 voluntários e 1.661 ONGs cadastrados em sua plataforma.

Daniel Morais, um dos fundadores do Atados
Daniel Morais, um dos fundadores do Atados - Divulgação

Para isso, se inscrever no site do Atados é tão importante quanto participar do Dia das Boas Ações, que levará eventos culturais e contará com ações de Greepeace, da ONG Teto, da Catland, dos Escoteiros do Brasil, da OHquidea, do Movimentart, das Aldeias Infantis e do Slam das Minas.

A expectativa é que o evento reúna neste ano 5.000 pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.