Cursos gratuitos de formação profissional têm mais de 2 mil vagas abertas

IOS oferece nove cursos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Joinville (SC)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) abriu 2.400 vagas para cursos gratuitos de formação profissional de jovens e pessoas com deficiência nas regiões sudeste e sul do Brasil.

As inscrições de quem mora em São Paulo devem ser realizadas presencialmente de 13 de janeiro a 27 de fevereiro, na sede de Santana, distrito na zona norte da capital.

Nas demais unidades do Instituto, as inscrições estarão abertas a partir do dia 3 de fevereiro. Os cursos são totalmente gratuitos, incluindo uniforme e material didático.

Ao longo dos 21 anos de trajetória, o IOS já formou mais de 36 mil profissionais e aumentou em 40% a renda das famílias impactadas - Renato Stockler

São nove cursos já tradicionais que o IOS oferece todos os anos, com duração de cinco meses cada. Eles preparam os alunos, que têm entre 15 e 24 anos, para o mercado de trabalho na área de administração. 

​Os cursos oferecidos são gestão empresarial, atendimento ao cliente, gestão de projetos, folha de pagamento e varejo. Há também os cursos da área de tecnologia: programação, infraestrutura, microsoft digital e análise de dados com PowerBI.

Os cursos incluem conceitos administrativos, com aulas práticas nos softwares, e conceitos sobre vivência corporativa, com os quais os alunos aprendem a elaborar emails e apresentações, participar de reuniões, ter visão do negócio e fazer o briefing de um produto.

Além dos cursos tradicionais, o IOS também vai oferecer, exclusivamente aos moradores da cidade de São Paulo, cursos rápidos com duração de dois meses, em parceria com a Fundação Paulistana, nos bairros de Santana (na sede da Instituição) e em Santo Amaro, para jovens da faixa etária de 14 a 19 anos.

Os cursos serão de introdução à programação web, montagem e manutenção de computadores e atendimento ao cliente.

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária.

Ao longo dos 21 anos de trajetória, o IOS já formou mais de 36 mil profissionais para os setores de tecnologia da informação, administração, RH e atendimento ao varejo, ampliando em cerca de 40% a renda das famílias desses profissionais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.