Quintessa lança guia de iniciativas que criam e apoiam negócios de impacto

Em sua terceira edição, material propõe trazer clareza sobre o suporte existente para o desenvolvimento de empreendimentos de impacto socioambiental

São Paulo

O Quintessa, com o apoio do ICE e Instituto Sabin, lançou nesta terça-feira (4) a terceira edição do Guia 2.5, o mapeamento de iniciativas que desenvolvem e investem em negócios de impacto no Brasil.

O Guia 2.5 foi idealizado e realizado pela organização, parceira do Prêmio Empreendedor Social que apoia empreendedores do “setor 2.5” há mais de dez anos, com o objetivo de trazer clareza sobre o suporte existente para o desenvolvimento de empreendimentos que geram impacto socioambiental positivo e facilitar a conexão entre empreendedores e organizações de suporte e investimento.

Interessados podem acessar o material completo gratuitamente em http://www.guiadoisemeio.com.br/

A ferramenta busca empoderar o empreendedor, qualificando sua decisão e facilitando o acesso ao suporte que precisa, centralizando as informações acerca das iniciativas em um único local e explicitando o que cada uma oferece, seus diferenciais, critérios de seleção e detalhes sobre a organização.

O Guia traz ainda eficiência ao ecossistema, com um melhor direcionamento de empreendedores de negócios de impacto às organizações —garantindo que acessem as iniciativas mais adequadas para seu estágio de negócio e necessidades.

O nome faz alusão ao termo “setor 2.5”, que se refere à união entre características do segundo setor, formado por empresas privadas, e do terceiro setor, formado por organizações sem fins lucrativos.

Os negócios de impacto se configuram então como setor 2.5, uma vez que, por meio da venda de produtos e serviços, trazem soluções para superar relevantes desafios sociais e ambientais.

A nova edição traz dados de 2019 e 2020, descrevendo mais de 54 iniciativas —20 a mais que na última edição— focadas no apoio ao desenvolvimento e investimento de negócios de impacto.

Nessa edição, foi feita uma chamada aberta para ampliar o número e diversificar o perfil das iniciativas participantes, sendo as informações autodeclaradas, fornecidas pelos representantes de cada iniciativa.

Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa, comenta que “esta terceira edição do Guia 2.5 revela o ganho de maturidade do setor, com ampliação do apoio a negócios de impacto em seus diversos estágios de maturidade, locais e necessidades".

"Percebemos avanços com um maior apoio aos negócios em seus estágios iniciais e uma maior diversidade geográfica na sede das organizações, com ampliação para fora do eixo Sudeste", explica.

Fernanda Bombardi, gerente do Ice (Instituto de Cidadania Empresarial), outro parceiro do Prêmio Empreendedor Social e que também apoiou a edição do Guia, complementa dizendo que o material ajuda a reconhecer o trabalho que organizações têm realizado na mobilização e qualificação de empreendedores para a agenda de impacto.

"Considerando o tamanho do Brasil e a diversidade de nossos desafios socioambientais, é muito importante ampliar e descentralizar iniciativas que possam dinamizar ecossistemas locais para discutir e atuar com impacto", afirma.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.