Descrição de chapéu

Pandemia trouxe desafios para pessoas com deficiência em todo o Brasil

Isolamento social aumentou exclusão dessa parcela da população, cujos direitos conquistados seguem sob constante ameaça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daniela Machado Mendes

Superintendente geral do Instituto Jô Clemente, antiga Apae de São Paulo

Iniciamos mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19. Agora, em alguns estados, inclusive São Paulo, pessoas com síndrome de Down de 18 a 59 anos estão sendo imunizadas. Além desse grupo, foram incluídas pessoas com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Trata-se de uma conquista importante, mas esse é apenas um dos muitos passos que ainda precisamos dar para evitar retrocessos e assegurar seus direitos. E não precisava ser assim, pois essas pessoas já deveriam estar sendo vacinadas em todo o país.

Essa urgência se dá justamente por serem indivíduos mais vulneráveis ao contágio, já que possuem maior dificuldade em seguir os protocolos de higiene ou usar a máscara corretamente. Eles também estão mais vulneráveis a complicações e até mesmo ao óbito se infectados com o novo coronavírus, por serem mais suscetíveis a comorbidades.

De acordo com pesquisa da Nejm Catalyst, divulgada este ano, o risco de pessoas com deficiência intelectual irem a óbito ao contraírem Covid-19 chega a ser três vezes maior em relação a uma pessoa sem deficiência. O estudo analisou 64 milhões de pacientes, dos quais 127 mil possuem deficiência intelectual.

Desde o início da vacinação no país, nós do Instituto Jô Clemente e muitas outras entidades e movimentos de pessoas com deficiência fomentamos uma luta pela prioridade desse grupo junto ao Ministério da Saúde.

Buscamos diálogo com técnicos da saúde, parlamentares e representantes do poder público, apontando para a urgência do tema. Afinal, a imunização é o principal meio para assegurar a vida e o retorno das pessoas com deficiência às suas atividades nas mais diversas esferas sociais.

O atípico ano de 2020 provocou a readequação de processos nas instituições que atuam na causa da deficiência, como nós, do Instituto Jô Clemente.

60 anos trabalhamos pela prevenção e promoção da saúde, defesa e garantia de direitos, produção e disseminação de conhecimento e pela autonomia e protagonismo das pessoas com deficiência intelectual.

Com as medidas de quarentena, adaptamos os serviços para atendimento híbrido —remotos ou presenciais—, de acordo com a necessidade, bem como focamos na continuidade de terapias e serviços de apoio, mesmo a distância, para evitar perdas nas funcionalidades e no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e motoras.

Nesse processo, notamos algumas dificuldades das famílias em acompanharem os atendimentos remotamente e buscamos alternativas para cada caso, especialmente porque uma parcela significativa das pessoas que apoiamos vive em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com acesso restrito a tecnologias e recursos considerados básicos.

Desde o início da pandemia, pessoas com deficiência têm encontrado imensas dificuldades para se manterem ativas. Percebemos que o isolamento trouxe desafios também no ambiente familiar, com sobrecarga para os pais e cuidadores, uma vez que os atendimentos profissionais presenciais ficaram restritos.

Outro aspecto identificado foi o aumento de casos de evasões e redução na frequência das atividades.

Neste mesmo período, outro fator a ser considerado são as subnotificações nos casos de violência e violação de direitos, como demostraram os últimos registros da 1ª Delegacia da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e do nosso Serviço Jurídico Social, o que também evidencia a vulnerabilidade vivenciada pelas pessoas com deficiência.

Assegurar a vacinação para todas as pessoas com deficiência não é a única luta. Ainda há muitos direitos ameaçados em nosso país. Esperamos celebrar em breve a vida das pessoas com deficiência, garantindo-lhes a vacinação e a plenitude de seus direitos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.