Quintessa lança guia para inovação aberta com impacto positivo

'Guia para Inovar com Impacto' apresenta passo a passo integrado a práticas ESG

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Quintessa lança nesta semana um guia para empresas, institutos e fundações avançarem na agenda de geração de impacto socioambiental por meio da inovação aberta. A publicação apresenta um passo a passo para criar programas que ajudam a gerar valor para o negócio, trazendo o ‘porquê’ e o ‘como’ criar este tipo de iniciativa.

O “Guia para Inovar com Impacto” traz conceitos introdutórios a negócios de impacto, capitalismo consciente, empresas B, ESG. Também aborda relações com startups e dilemas na criação de uma cultura de inovação e olhar para impacto dentro de empresas.

Na publicação, com cases e depoimentos de executivos, a aceleradora compartilha sua metodologia. São seis passos, detalhados em três agendas estratégicas: novos negócios, sustentabilidade e ESG, filantropia corporativa e responsabilidade social.

"Resolvemos compartilhar nossa metodologia na compreensão de que para esta agenda avançar e as grandes empresas fazerem parte desta nova forma de fazer negócios, é necessário ampliar o repertório sobre formas possíveis", diz Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa.

Para a aceleradora, o sucesso dessas iniciativas começa com uma estratégia bem definida sobre o porquê se relacionar com startups e para quais desafios a empresa está buscando soluções, por isso os três primeiros passos da metodologia se dedicam a um entendimento mais profundo de seu objetivo.

Fundado em 2009, nos últimos anos o Quintessa tem se dedicado à conexão de grandes empresas com startups de impacto, em programas com a Braskem, CPFL Energia, Facebook, Fundação Lemann, entre outros. "Nosso diferencial vai além da metodologia em si, estando na sua aplicação e execução na prática”, afirma Anna Aranha.

O guia, que tem patrocínio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, pode ser acessado gratuitamente no site da Quintessa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.