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Avaliar impacto social é uma estratégia de comunicação e captação de recursos

Números trazem evidências, mas sozinhos e sem narrativa podem parecer pouco impactantes

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Raquel Altemani

Gerente de projetos no Idis - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social

Alguma vez você sentiu que a mensagem que queria transmitir não foi assimilada pelo público da maneira como esperava? Estabelecer uma boa comunicação está entre os grandes desafios pessoais e organizacionais que todos nós enfrentamos.

Quando falamos sobre o universo de programas sociais, existe uma necessidade constante de comunicar-se com beneficiários da ação, equipe e parceiros envolvidos, com investidores e a sociedade em geral.

Cada um desses públicos se relaciona com o programa de uma maneira diferente e, portanto, usar a mesma linguagem e os mesmo materiais de comunicação para todos provavelmente será estratégia pouco eficaz.

Mas o que avaliação de impacto tem a ver com isso?

A avaliação de impacto social, que é o estudo que faz uso de métodos de pesquisa para identificar e mensurar a transformação social gerada por um projeto ou programa, é, por vezes, encarada como documento de alta complexidade.

Ela costuma gerar um relatório extenso e detalhado, com informações estatísticas e metodológicas que ficam restritas à equipe de gestão, para apoiá-la em processos de tomada de decisão. No entanto, os resultados também podem ser aliados na estratégia de comunicação da organização.

O detalhamento metodológico e estatístico do estudo é relevante porque demonstra que a pesquisa foi feita de forma responsável e consistente.

Mas quais informações devem ser transmitidas para a equipe que lida no dia a dia com a operação do programa social, com investidores que já apoiam e aqueles que ainda não apoiam a iniciativa?

Uma mensuração objetiva a respeito da transformação social oriunda de um programa ou índices de retorno sobre o investimento são supostamente maneiras de fazer um investidor se sentir mais confiante de que o recurso está sendo bem utilizado.

Um erro frequente, no entanto, é apresentar indicadores numéricos de forma isolada, sem contextualizá-los em uma narrativa que explique o trabalho, quem é o público-alvo, como ele participa do programa e mudanças que vivencia a partir da iniciativa.

Números estão lá para trazer evidências e materialidade, mas sozinhos e sem uma boa narrativa, até os melhores indicadores podem parecer pouco impactantes.

Na comunicação voltada para a equipe executora do programa e parceiros implementadores, vale a pena compartilhar depoimentos de beneficiários a respeito dos aspectos positivos e pontos de melhoria na iniciativa.

O contato com essas informações costuma ser muito gratificante para a equipe, e os encoraja a seguir sua jornada de dedicação ao programa e às causas nas quais acreditam.

É essencial priorizar a comunicação com os próprios beneficiários, que costumam participar ativamente das avaliações. Além de ser uma etapa de validação, mostra consideração e apreço pelo tempo investido na pesquisa e abertura ao compartilharem opiniões, percepções e histórias de vida.

O perfil do público precisa ser considerado na estratégia de comunicação. Em avaliações de impacto realizadas pelo Idis, já preparamos devolutivas para crianças de 8 a 12 anos, e foi interessante adaptar o conteúdo para um formato e linguagem que fosse estimulante para eles.

A avaliação de impacto é uma ferramenta que se desdobra em muitas aplicações estratégicas. Ajuda as organizações a repensarem seu modelo operacional, tomarem decisões sobre a continuidade ou expansão de iniciativas, obterem evidências sobre a relevância da atuação e fortalecerem a captação de recursos.

Além disso, é uma valiosa ferramenta para o plano de comunicação das organizações: fazendo as adaptações necessárias na linguagem, enfoque e nível de detalhamento, o estudo pode e deve ser compartilhado com diversos públicos, gerando interesse por parte de investidores, alinhamento e inspiração para a equipe do programa e relações de transparência e confiança junto aos beneficiários.​

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