Catalyst 2030 e organizações sociais ganham campanhas criadas por alunos da Faap

Movimento de aceleração dos ODSs e ONGs viram clientes de agência de comunicação e marketing tocada por universitários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na expectativa de contribuir para aumentar o engajamento de movimentos e organizações da sociedade civil, estudantes da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) criaram campanhas de comunicação em áudio e vídeo. As agências experimentais desenvolveram voluntariamente peças para Atados, Catalyst 2030 Brasil, Naia e o Comitê de Humanização do Instituto de Infectologia Emilio Ribas.

O projeto Transform(ação) coloca os empreendedores sociais em contato com os estudantes. “É um exercício de cidadania”, diz Valdir Cimino, professor que idealizou a ação e que atua à frente da Associação Viva e Deixe Viver.

cartaz Sustentaoque
Catalyst 2030 e organizações sociais ganham campanhas criadas por alunos da Faap - Reprodução / Spotify

“Faz com que os alunos tenham olhar crítico construtivo e descubram formas de dar visibilidade a movimentos e organizações da sociedade civil”, completa.

A partir do briefing, que destaca as necessidades de comunicação da causa, os jovens se debruçam sobre soluções criativas. Neste ano, as agências experimentais Actie, Diversa, Femina, Bloom, Stygma e Beverly desenvolveram spots, vídeo institucional e podcasts que serão veiculados inicialmente nos canais da Faap.

Para o Catalyst 2030 Brasil —articulação que nasceu durante o Workshop de Impacto Colaborativo realizado pela Folha e pela Fundação Schwab em 2019—, os estudantes criaram podcasts voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Durante o projeto, os futuros profissionais descobrem como podem usar a comunicação para dar voz ao terceiro setor. “É um processo cíclico de humanização da comunicação e a descoberta de que todos podem doar um pouco do tempo para um mundo melhor”, afirma Cimino, que é membro da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Veja as campanhas desenvolvidas pelos estudantes.

Catalyst 2030 Brasil

O que é
Coalizão que busca criar ambiente e condições de acelerar a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no país.

Peças desenvolvidas
Podcast “Sustentaoquê” para debater igualdade de gênero, redução das desigualdades e consumo e produção. Criado por Dominique Coura, Gabriela Zatta, Julia Beneduzi, Luís Augusto Vasconcelos, Rodrigo Garcia, Rogério Oliveira e Victoria Zanetti. Ouça em https://open.spotify.com/show/0llJbeYAvpJZLWXao11fLT.

Podcasts sobre energia limpa e fome, criados por Maria Luiza de Almeida; Maria Lúcia Azevedo, Maria Luiza Teixeira, Guilherme Marconato, Larissa Gama e Lara Godoy. Ouça em https://open.spotify.com/show/7LPKzXY15jUPKOpid91Nc0.

Vídeo institucional com depoimentos de pessoas que colaboram ou foram beneficiados pelo movimento. Criado por Clara Benatti, Fábio Safadi, Rafael Jacob, Eloisa Bueno, Júnior, Gabriel Lada, Lucas Paris e Luís Gustavo. Veja em https://drive.google.com/file/d/1qnL5benMvpkgPe6_xRTWgACgD03TM8t0.

Atados

O que é
Plataforma que conecta voluntários a instituições que precisam de ajuda.

Peça desenvolvida
Convite para o voluntariado, com depoimentos em vídeos de pessoas que fizeram esta escolha. Desenvolvido por Marcus Telles, Jackeline Martins, Gustavo Nascimento, Maria Rita Miranda, Mike Gomes, Helena Rubano e Pedro do Ó. Assista em https://cutt.ly/DnYLJnH

Instituto Emílio Ribas

O que é
Órgão que empreende uma política institucional da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais da instituição.

Peças desenvolvidas
Três spots para conscientização do uso do preservativo durante a relação sexual, focalizados no público jovem. Criado por Esther Reis, Laura Villaça, Rafaela Frateschi e Érika Isaias. Ouça em https://cutt.ly/unYLDMd.

Naia

O que é
Organização que oferece suporte educacional, psicossocial e profissionalizante a crianças e adolescentes e suas famílias.

Peça desenvolvida
Vídeo institucional, chamando a sociedade para integrar a organização, gravado com pessoas que trabalham na instituição e voluntários. Criado por Giuliano Annunziata, Gustavo Salton, Leonardo Ferraz, Luisa Guerra, Mariana Costa e Yan Marrese. Assista em https://cutt.ly/inYLCHQ.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.