Taís Araújo, Luciano Huck, Fe Paes Leme e Giovanna Lancellotti são padrinhos do Empreendedor Social 2021

Novidade da premiação neste ano, apadrinhamento prevê vídeos de engajamento de 12 famosos nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir desta quarta-feira (3), padrinhos das causas finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2021 ajudam a engajar o público na Escolha do Leitor. Com vídeos postados nas redes sociais, os doze artistas apresentam as iniciativas e convidam a votar e doar.

Taís Araújo, Fernanda Paes Leme, Giovanna Lancelotti e Luciano Huck serão os primeiros a apresentarem suas causas em todas as plataformas do Empreendedor Social e da Folha nesta quarta-feira (3) e ao longo do mês em seus perfis nas redes sociais.

Eles apadrinharam, respectivamente, Movimento Black Money, Pertinho de Casa, Fundos Filantrópicos contra Covid-19 e Robótica Espacial nas Escolas.

"Eles não só abraçaram famílias que precisavam de ajuda imediata na crise, como abriram as portas para pequenos comerciantes crescerem por conta própria", diz Taís Araújo sobre o Movimento Black Money, que atuou em duas frentes para mitigar os efeitos da pandemia, concorrendo na categoria Inclusão Social e Produtiva.

Na mesma categoria, a Pertinho de Casa oferece um novo caminho de geração de renda a microempreendedores, em sua maioria mulheres, que oferecem produtos artesanais, naturais e serviços. "É o tipo de consumo consciente em que acredito", diz a madrinha Fernanda Paes Leme.

Pelo celular, computador ou tablet, 20 mil estudantes de escolas públicas acessam o curso de robótica espacial desenvolvido pela Bebyte, que concorre na categoria Inovação para a Retomada.

"O curso é feito em qualquer celular, o que fez eles chegarem a aldeias indígenas e comunidades quilombolas​", afirma Luciano Huck.

A madrinha Giovanna Lancelotti apoia os Fundos Filantrópicos contra Covid-19, que fizeram com que R$ 160 milhões em doações chegassem mais rápido aos destinos finais, impactando milhões de brasileiros.

"Parte dos recursos foi para o Amazonas, na forma de usinas de oxigênio, cilindros, cestas básicas e todo tipo de apoio que a população precisava no momento da crise", afirma.

A participação voluntária das personalidades contou com curadoria do Instituto Dadivar, liderado por Enzo Celulari, que atua com marketing voltado a causas sociais.

"Fiquei muito feliz com o convite da Folha para ser curador dos padrinhos do Prêmio Empreendedor Social e ter papel ativo na escolha desse time incrível", afirma Enzo. "Quando falo de vozes que comunicam causas, sempre bato na tecla da verdade naquilo que está sendo transmitido. E é isso que a gente buscou."

A jornada de apadrinhamento prevê postagem de vídeos e peças gráficas nas redes dos convidados ao longo da votação e captação de doações da Escolha do Leitor.

"A ideia é ampliar a visibilidade e o impacto das iniciativas que se destacaram no enfrentamento à pandemia por meio de um maior engajamento nas redes sociais com a participação de influencers identificados com as causas", afirma Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social.

Até o dia 29 de novembro é possível votar quantas vezes quiser em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também permite doações para as causas finalistas.

Na edição anterior, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez feita em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.

Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios postos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

O resultado da votação popular, o volume de doações e o líder de captação serão anunciados na cerimônia virtual de premiação, em 30 de novembro, transmitido pela TV Folha.

Correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, o prêmio reconhecerá ainda um vencedor em cada uma das quatro categorias, a partir da escolha do júri composto de especialistas e personalidades.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola e Vedacit e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, Fundação Dom Cabral, Pacto Global e UOL. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.