Empreendedor Social anuncia os 12 finalistas de 2021; vote no seu preferido

Segunda edição do prêmio da Folha e Schwab em resposta à Covid-19 inicia Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Espaços para cuidar dos profissionais da saúde, robótica espacial na escola e plataforma que conecta o comércio na vizinhança são tecnologias sociais que nasceram na pandemia e estão entre as 12 iniciativas finalistas da 2ª edição do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19, correalizada por Folha e Fundação Schwab, uma das comunidades irmãs do Fórum Econômico Mundial.

A maior premiação da América Latina chega à sua 17ª edição, as duas últimas focadas no enfrentamento à pandemia.

Em 2021, o concurso selecionou os destaques do ano entre 317 inscritos em quatro categorias: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para a Retomada e Soluções Comunitárias.

galeria com empreendedores sociais
Finalistas da segunda edição do Prêmio Empreendedor Social em Resposta à Covid-19 - Folhapress

Prêmio Empreendedor Social 2021

Em Inovação para a Retomada os finalistas são Adriana Mallet (Telemedicina SAS Brasil), que aperfeiçoou plataforma para atendimento médico na periferia; Alex Roger Wytt (Robótica Espacial nas Escolas), que ensina alunos de escolas públicas a prototiparem robôs; e Suzana e Reinaldo Pamponet (NoonApp - Renda e Inclusão Digital), que desenvolveram aplicativo que cria chances de trabalho e renda para uso da rede social com propósito, inclusão e saúde mental.

Entre os selecionados na categoria Emergência Sanitária encontram-se Bianca Russo e Daniela Giffoni (Arquitetos Voluntários), que reformaram instalações em hospitais para cuidar dos profissionais na linha de frente; Leonardo Letelier (Fundos Filantrópicos contra Covid-19), gestor de mecanismos de captação e distribuições de recursos para beneficiar hospitais e ações emergenciais; e Luciana Quintão (Brasil sem Fome), à frente da iniciativa que cresceu para fazer frente ao aumento da insegurança alimentar.

Em Inclusão Social e Produtiva, os destaques são uma plataforma que une pequenos negócios e consumidores por geolocalização, criada por Alice Freitas (Pertinho de Casa); os "parças", egressos do sistema penitenciário qualificados em tecnologia de ponta sob a condução de Alan Almeida e Carla Cristina (Aceleradora dos Parças); e uma iniciativa que apoia afroempreendedores e mães negras solo, capitaneada por Nina Silva e Alan Soares (Movimento Black Money). ​

Já Soluções Comunitárias traz ações inspiradoras como os quintais agroecológicos plantados no semiárido nordestino por José Carlos Brito e Karla Fernanda Torres (Instituto Novo Sertão); a metodologia estruturante para mulheres da favela no Morro dos Macacos, no Rio, criada por Stella Maris (Mãe e Muito+); e as "fazendeiras" do Jardim Colombo, que, ao se prepararem para o mercado da construção civil, mudaram a vida da comunidade e reformaram as próprias casas sob a batuta da arquiteta Ester Carro (Fazendeiras). ​

"O papel dos inovadores sociais na crise da Covid-19 no Brasil foi crucial e, por isso, nosso reconhecimento ao trabalho excepcional de empreendedores sociais para buscar soluções e minorar os problemas socioambientais e emergenciais durante a crise sanitária", afirma François Bonnici, diretor-executivo da Schwab.

Para Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha, o conjunto de finalistas é a expressão da força do terceiro setor, representado por oito ONGs, e do setor dois e meio, com quatro negócios de impacto social.

"São 12 iniciativas que mostram a potência do trabalho em campo e na ponta de empreendedores sociais que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios postos pela Covid ao país, sejam por meio de ações de grande porte ou aquelas comunitárias, todas de impacto comprovado", diz Dávila.

Entre as lideranças finalistas, 11 são mulheres, e 6, homens. Diversidade que também está presente com nove autodeclarados negros ou pardos.

Os vencedores em cada categoria serão escolhidos por júri composto de especialistas e personalidades. O anúncio dos ganhadores será em 30 de novembro, em cerimônia virtual transmitida pela TV Folha.

​Escolha do Leitor

Os 12 finalistas concorrem ainda na categoria de voto popular, a Escolha do Leitor, a partir desta sexta, 29, até 29 de novembro.

Além de votar na plataforma folha.com/escolhadoleitor_2021, será possível doar a partir de R$ 5 para as iniciativas que fizeram a diferença na pandemia. O anúncio dos vencedores —um por número de votos e outro por volume de doações— será feito durante o evento de premiação na TV Folha.

Na edição anterior, a Escolha do Leitor arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez feita em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank ​PagSeguro.

A edição 2021 do Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, Fundação Dom Cabral, Pacto Global, Prosas e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.