Descrição de chapéu The New York Times Mente

É seguro associar álcool e antidepressivos? Depende do tipo de medicamento

Alguns drinques não te farão mal se você usa inibidores de serotonina, mas você deve evitar no caso dos tricíclicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jyoti Madhusoodanan
The New York Times

Recentemente, comecei a tomar um antidepressivo ISRS (Inibidor Seletivo de Recaptação de Serotonina), mas fiquei em dúvida sobre se é seguro beber álcool. Algumas fontes da internet dizem que tudo bem, outras dizem para absolutamente evitar bebidas.

Para muitos profissionais de saúde que tratam ansiedade e depressão, a preocupação sobre se é seguro –ou mesmo aconselhável– beber álcool enquanto se toma um antidepressivo é comum.

"Os pacientes me dizem o tempo todo: 'Vou beber com os amigos hoje à noite, então pulei uma dose'", disse Sarah Ramsay Andrews, psiquiatra da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

É seguro misturar antidepressivos e álcool? - Adobe Stock

Mas pular uma dose nunca é uma boa ideia, disse Jody Glance, especialista em medicina de dependência do Centro Médico de Saúde Comportamental Western da Universidade de Pittsburgh – mesmo que você saia para tomar um drinque com os amigos.

"Quando as pessoas param de tomar seu medicamento por um ou dois dias, geralmente não retomam, e isso pode levar a uma recaída da ansiedade ou depressão."

Além disso, acrescentou ela, quão seguro é beber enquanto se toma antidepressivos depende do tipo de antidepressivo que você estiver tomando. Para a maioria das pessoas que tomam ISRS, uma bebida ocasional provavelmente não fará muito mal. Há, no entanto, ressalvas a serem lembradas.

Os medicamentos ISRS –que incluem citalopram, sertralina e escitalopram– são a classe de antidepressivos mais comumente prescrita. Eles são normalmente usados para ajudar a tratar a depressão e também podem ser eficazes para outras condições, como ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, certas fobias e até transtorno disfórico pré-menstrual. Funcionam aumentando os níveis da serotonina química no cérebro –que pode influenciar seu humor e emoções, entre outras coisas–, bloqueando sua remoção depois de transportar mensagens no cérebro.

Mas, ao contrário de muitos outros medicamentos usados para tratar distúrbios do humor –como o medicamento para ansiedade alprazolam ou o antidepressivo tricíclico amitriptilina –, os ISRS são menos propensos a interagir com o álcool do que outros tipos de drogas, disse Glance.

Dito isto, ainda é importante limitar o consumo de álcool enquanto estiver tomando medicamentos para depressão ou ansiedade, acrescentou.

Embora o álcool possa aliviar temporariamente a ansiedade e diminuir as inibições, também pode desencadear atividade no cérebro que pode piorar os sintomas de depressão ou ansiedade.

"Se a pessoa beber muito, não vai permitir que o antidepressivo funcione de forma tão eficaz", disse Andrews.

A combinação de álcool com ISRS também pode ampliar os efeitos colaterais do medicamento e intensificar sensações como sonolência, fadiga ou tontura, acrescentou.

"Já tive pacientes que disseram que uma bebida parece duas. O álcool pode atingir você com mais força, e não daquele jeito eufórico agradável, mas do jeito cansado e deprimido."

Consumir mais do que o recomendado pelas atuais diretrizes dietéticas dos Estados Unidos para álcool –duas doses ou menos por dia para homens, uma ou menos por dia para mulheres – pode interferir em no seu objetivo de melhorar os sintomas de depressão ou ansiedade, disse Andrews.

A partir de agora, há poucas evidências, ou nenhuma, de que uma bebida ocasional durante o uso de ISRS possa causar danos. Mas não sabemos muito bem que beber habitualmente em quantidades maiores do que as recomendadas pode te afetar em longo prazo – um assunto que precisa de mais pesquisas, segundo Glance.

A ideia de que você não deve misturar álcool com antidepressivos vem de pesquisas anteriores sobre medicamentos mais antigos, que agora são prescritos com menos frequência.

"A mensagem 'não beba enquanto estiver tomando antidepressivo' se baseia na probabilidade de um aumento da sedação, mas isso foi baseado em remédios mais antigos, como antidepressivos tricíclicos", disse Glance.

As pessoas que não podem tomar –ou que não estão se beneficiando– de ISRS ainda podem receber antidepressivos tricíclicos ou outras classes de medicamentos que podem interagir com o álcool.

Associar o álcool aos antidepressivos inibidores da monoamina oxidase, por exemplo, pode levar a picos perigosos na frequência cardíaca e na pressão arterial que podem exigir hospitalização, disse Glance. "Se você está tomando um IMAO, não deve beber álcool."

Outro antidepressivo comumente prescrito chamado bupropiona pode aumentar potencialmente o risco de convulsões quando combinado com muito álcool.

Afinal, disse Glance, o melhor conselho a seguir é o mesmo para qualquer medicamento que você esteja tomando: "Saiba qual classe de medicamento você toma e converse com seu médico sobre o uso de bebida alcoólica".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.