Descrição de chapéu Viver

Viver sozinho e infeliz envelhece tanto quanto fumar, aponta pesquisa

Trabalho concluiu que é preciso ter companhia e viver em um ambiente positivo para ter uma longevidade saudável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernanda Bassette
Agência Einstein

Ter uma saúde mental vulnerável, como viver sozinho, deprimido e infeliz, acelera o envelhecimento tanto quanto outras condições que impactam a saúde, como fumar. A constatação é de um estudo realizado por pesquisadores chineses que reforça a importância de dar atenção não apenas para o envelhecimento biológico, mas também ao envelhecimento psicológico.

Os resultados foram publicados na revista científica "Aging Us" e foram obtidos por meio de um "relógio do envelhecimento", um modelo estatístico que usou dados de exames de sangue do Estudo Longitudinal de Saúde e Aposentadoria da China com informações de 11.914 adultos com mais de 45 anos.

As informações foram analisadas pelos cientistas, que fizeram a conexão entre os aspectos físicos e psicológicos do envelhecimento.

Idoso caminha sozinho no Parque Ibirapuera, em São Paulo - 20.ago.2020 - Rubens Cavallari/Folhapress

Os pesquisadores mediram a idade biológica dos participantes do trabalho em comparação com a cronológica usando 16 biomarcadores sanguíneos (como colesterol, triglicérides, glicemia e hemoglobina glicada) e outros 7 parâmetros biométricos. Eles chegaram à conclusão de que é preciso ter companhia e viver em um ambiente psicologicamente positivo para ter uma longevidade saudável.

Segundo a pesquisa, o relógio detectou o envelhecimento acelerado em pessoas com problemas cardiovasculares, pulmonares e hepáticos. Mas o que surpreendeu foi a constatação de que os fatores psicológicos (entre eles viver sozinho, sentir-se sem esperança ou infeliz) somaram 1,65 ano à idade biológica – uma soma de anos maior do que outros aspectos esperados, como sexo biológico, moradia, estado civil e tabagismo.

Segundo a médica geriatra Thaís Ioshimoto, do Hospital Israelita Albert Einstein, outros estudos já associavam viver sozinho e ser homem, por exemplo, ao risco de morrer mais cedo.

"O interessante deste trabalho é que ele compara o risco do envelhecimento com outras variáveis, como o tabagismo. Isso é um parâmetro que torna os resultados mais palpáveis para a população", diz a médica.

Segundo Ioshimoto, os resultados têm um impacto na saúde populacional e em possíveis ações de saúde pública porque reforçam a importância de o idoso se manter ativo e com uma rede de contatos sociais.

"Somos seres humanos, não sabemos viver sozinhos. A solidão é um fator estressante e ainda não sabemos mensurar isso. Está cada vez mais comprovado que a solidão tem impacto direto na saúde mental, na longevidade e na qualidade de vida", afirma.

Segundo a profissional, a recomendação é que as pessoas mais velhas se engajem em alguma comunidade, rede de contato social e participem de atos coletivos para sempre terem uma rede de apoio ativa.

"E isso deve ser feito desde quando somos adultos jovens. Quanto mais velhos e mais tarde começarmos, mais difícil fica de se engajar", finalizou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.