Descrição de chapéu The New York Times Viver

Comer cenoura melhora a visão? Veja quais hábitos são bons para os olhos

Estudos sugerem que o legume faz bem para a vista por ser rico em antioxidantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Seo
The New York Times

Se você já foi repreendido quando criança por ler no escuro, ou se usou óculos bloqueadores de luz azul ao trabalhar num computador, pode ter ideias incorretas sobre a saúde dos olhos.

Cerca de 4 em cada 10 adultos nos Estados Unidos correm alto risco de perder a visão, de acordo com o CDC (centros de controle e prevenção de doenças dos EUA). Mas muitas doenças oculares são tratáveis ou evitáveis, segundo Joshua Ehrlich, professor assistente de oftalmologia e ciências visuais da Universidade de Michigan.

Aqui estão nove ideias comuns que as pessoas têm sobre a saúde ocular e o que os especialistas têm a dizer sobre elas.

Olho de mulher
Pesquisadores apontam hábitos que fazem bem para a visão - Blackday/Adobe Stock

Olhar um dispositivo eletrônico de perto faz mal para os olhos

Verdade. Nossos olhos não devem se concentrar em objetos próximos ao rosto durante longos períodos de tempo, diz Xiaoying Zhu, professora clínica associada de optometria e principal pesquisadora de miopia da Universidade Estadual de Nova York. Se temos o hábito, especialmente quando crianças, corremos o risco de estimular o alongamento do globo ocular, o que com o tempo pode causar miopia, ou dificuldade para enxergar de longe.

Para ajudar a reduzir a tensão nos olhos, Zhu recomenda seguir a regra 20-20-20: a cada 20 minutos de leitura atenta, olhe para algo a pelo menos 6 m de distância durante pelo menos 20 segundos.

Ler no escuro pode piorar sua visão

Falso. No entanto, se a iluminação for tão fraca que você precise segurar o livro ou tablet próximo ao rosto, pode aumentar os riscos mencionados acima e criar fadiga ocular, o que pode gerar dor ao redor dos olhos e têmporas, dor de cabeça e dificuldade de concentração. Mas esses sintomas são geralmente temporários, afirma Zhu.

Passar mais tempo ao ar livre melhora a vista

Verdade. Algumas pesquisas (principalmente focadas em crianças) sugerem que o tempo ao ar livre pode reduzir o risco de desenvolver miopia, indica Maria Liu, professora associada de optometria clínica na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Os especialistas não entendem completamente por que isso ocorre, mas algumas pesquisas sugerem que a luz solar brilhante pode encorajar a retina a produzir dopamina, que desencoraja o alongamento dos olhos (embora esses experimentos tenham sido conduzidos principalmente com animais, pontua Zhu).

Excesso de luz ultravioleta prejudica a vista

Verdade. Há uma razão pela qual os especialistas dizem para não olhar para o sol. A exposição excessiva aos raios ultravioleta A e B da luz solar pode "causar danos irreversíveis" à retina, afirma Ehrlich. Também pode aumentar o risco de desenvolver catarata, diz ele.

Muita exposição à luz UV também faz crescer as chances de desenvolver câncer nos olhos, indica Ehrlich –embora esse risco seja baixo. Usar óculos de sol, óculos ou lentes de contato que bloqueiam os raios UV pode oferecer proteção.

Não usar seu óculos de grau o tempo todo evita que sua condição piore

Falso. Alguns pacientes que precisam de óculos dizem a Safal Khanal, professor assistente de optometria e ciência da visão na Universidade do Alabama em Birmingham, que não usam óculos o tempo todo porque acham que isso vai agravar sua condição. "Não é verdade", diz ele. Se você precisa de óculos, deve usá-los.

Luz azul, mesmo pouco, é prejudicial

Falso. Enquanto estudos descobriram que a exposição à luz azul pode danificar a retina e potencialmente causar problemas de visão ao longo do tempo, nenhuma evidência sólida confirmou que isso acontece com exposições típicas em humanos, indica Ehrlich. Tampouco há evidências de que usar óculos com filtro de luz azul melhore a saúde dos olhos, acrescentou.

Mas as telas podem prejudicar a visão das outras maneiras descritas acima, inclusive causando secura nos olhos, afirma Zhu. "Quando olhamos para uma tela, simplesmente não piscamos com a frequência que deveríamos", diz ela, o que pode causar fadiga ocular e visão turva temporária.

Fumar prejudica a saúde dos olhos

Verdade. Um estudo do CDC de 2011 ligou o tabagismo a doenças oculares relacionadas ao envelhecimento em adultos idosos, incluindo catarata e degeneração macular relacionada à idade, doença em que parte da retina se decompõe e embaça a visão. Os produtos químicos tóxicos dos cigarros entram na corrente sanguínea e danificam tecidos sensíveis dos olhos, incluindo a retina, o cristalino e a mácula, pontua Khanal.

Comer cenoura faz bem para os olhos

Verdade. Embora uma dieta cheia de cenouras não proporcione uma visão perfeita, algumas evidências sugerem que seus nutrientes são bons para a saúde dos olhos. Um grande ensaio clínico, por exemplo, descobriu que suplementos contendo nutrientes encontrados em cenouras, incluindo antioxidantes como betacaroteno e vitaminas C e E, podem retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade.

Seguir uma dieta rica em antioxidantes não evita necessariamente a ocorrência de uma doença ocular, mas pode ser útil "especialmente para pessoas com degeneração macular precoce", afirma Ehrlich.

A piora da visão é parte inevitável do envelhecimento

Falso. A maioria das causas de declínio da visão na idade adulta –incluindo degeneração macular relacionada à idade, catarata e glaucoma– são evitáveis ou tratáveis se detectadas precocemente, pontua Ehrlich. Se sua visão está começando a diminuir, não a descarte como "apenas envelhecimento", acrescenta ele.

Consultar um optometrista ou oftalmologista imediatamente (ou regularmente, todos os anos) lhe dará a melhor chance de evitar esses problemas, indica.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.