Como uma especialista em relacionamentos resolve conflitos amorosos

Entre suas práticas estão falar exatamente o que precisa, além de fazer um intervalo no meio de discussões, se necessário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Catherine Pearson
The New York Times

A autora e terapeuta Elizabeth Earnshaw, especializada em casamento e relações familiares, construiu sua carreira ajudando casais a lidar com conflitos grandes e pequenos.

Assim, ela usa estratégias que considera eficientes no seu próprio relacionamento. Entre as suas práticas estão falar com clareza e da maneira correta o que precisa, além de, às vezes, fazer uma pausa no meio de discussões.

Perguntei a ela sobre quais recursos usa no trabalho e em seu casamento. Veja abaixo.

Fazer uma pausa no meio da discussão é um dos recursos usados pela terapeuta Elizabeth Earnshaw - Kieferpix/Adobe Stock

NARRE SEUS SENTIMENTOS

Quando Earnshaw sente uma discussão se formando com o marido, diz a ele –em voz alta– o que está sentindo, tanto física quanto emocionalmente.

Por exemplo, pode dizer algo como: "Neste momento, estou falando a mil por hora porque estou com muita raiva e quero gritar". Descrever seus sentimentos permite que ambos saibam que ela está prestes a atacar ou se calar (o que pode agravar ainda mais a discussão), e que ela precisa de tempo para se recompor.

FAÇA UM INTERVALO

Fazer uma pausa no meio de uma discussão pode ser difícil, mas é uma das ferramentas mais poderosas que Earnshaw usa para evitar erupções completas. Ela tenta não sair correndo, o que pode causar sentimentos de abandono ou raiva. Em vez disso, diz algo como: "Estou transbordando. Preciso fazer uma pausa agora, mas ainda amo você e estarei pronta para falar sobre isso novamente mais tarde".

DIGA EXATAMENTE O QUE PRECISA

Em vez de dizer: "Não quero mais que você volte tarde para casa", ela sugere dizer algo como: "Preciso que você volte para casa na hora que você disse –e se não puder preciso que me mande uma mensagem".

FALE DA MANEIRA CORRETA

Usar declarações que envolvam "eu" em vez daquelas que usam "você" é um clichê na terapia de casais –e por boas razões, disse Earnshaw. Concentrar-se em suas próprias emoções pode ajudar a prevenir a defensividade. Mas ela alertou que as pessoas às vezes usam declarações em primeira pessoa para ocultar as críticas. Uma verdadeira declaração se concentra no que você sente e por quê.

FECHE O CICLO

Uma vez que ela se acalmou após uma discussão, Earnshaw faz questão de se reunir com o marido para conversar sobre o que aconteceu entre eles e falar brevemente sobre como poderiam abordar melhor o assunto –ou discussões acaloradas em geral– no futuro.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.