Nicole Hagobian, corredora de maratona, treinadora de corrida e cientista de exercícios da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia, sabe como pode ser difícil colocar os tênis de corrida e sair pela porta.
Ela tem uma série de rituais para se manter motivada. Entre suas práticas estão lembretes, ter parceiros de corrida e silenciar pensamentos negativos. Veja suas dicas.
Agende suas corridas como reuniões
"Portanto, faz parte do que vou fazer naquele dia, não importa o que aconteça", diz ela. Para acomodar a agenda, Hagobian corre de manhã cedo.
Use lembretes inteligentes
Dicas visuais –notas adesivas num espelho, alertas em seu telefone, equipamento de corrida preparado na noite anterior– facilitarão ao máximo quando você estiver ocupado.
Peça ajuda
Ter um parceiro ou grupo para correr (ou conversar sobre corrida) pode ser uma grande fonte de estímulo, afirma Hagobian, especialmente se os pontos fortes deles forem diferentes dos seus.
Silencie emoções negativas
Ela reformula seus pensamentos negativos antes e durante as corridas para uma linguagem positiva. Se Hagobian quiser evitar começar uma corrida muito rápido, pensará em algo positivo, como "Vou começar num ritmo moderado", em vez de "Não vou começar muito rápido".
Foque em um quilômetro de cada vez
Quando começa a se sentir sobrecarregada por uma corrida longa, a maratonista se concentra apenas no trecho em que está.
Ela diz coisas como: "Peguei você, km 1", "Você está acabando, km 2" e assim por diante.
Se pensar em desistir, seja gentil com você mesmo
Às vezes, as pessoas pulam as corridas ou as interrompem quando não estão se sentindo bem, aponta, mas desistir de um treino geralmente faz com que os corredores se sintam pior.
Quando está se sentindo um pouco desanimada, Hagobian diz que presta menos atenção na velocidade em que está correndo e se concentra principalmente no fato de que está se esforçando. Mudar sua rota também pode aumentar o interesse e a inspiração pela corrida.
Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.