Descrição de chapéu Viver câncer

Entenda os sintomas da leucemia, causa da morte de Silvio Berlusconi

Primeiras manifestações da doença podem ser semelhantes àquelas de gripes e resfriados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário e ex-premier italiano Silvio Berlusconi morreu nesta segunda-feira (12), aos 86 anos, por complicações de uma leucemia "Muitas vezes a única alternativa é um transplante de medula, que nao é possível em muitos casos, devido à idade dos pacientes", diz. mielomonocítica crônica. A doença é um tipo de câncer que atinge células do sangue, mais especificamente os glóbulos brancos. Alguns dos sintomas iniciais podem ser parecidos com os de gripes e resfriados.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), existem mais de 12 tipos de leucemia diferentes, agrupadas de acordo com o tipo de célula atingida e pela velocidade de evolução da doença.

De acordo com Celso Arrais, professor e coordenador do Serviço de Transplante de Medula Óssea e de Leucemia Linfocítica Crônica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o tipo de leucemia que acometia Berlusconi é raro e o tratamento é pouco eficaz. Além disso, é mais comum em idosos.

"Muitas vezes a única alternativa é um transplante de medula, que nao é possível em muitos casos, devido à idade dos pacientes", diz.

Silvio Berlusconi
O ex-premier italiano Silvio Berlusconi morreu nesta segunda-feira (12) em decorrência de uma leucemia - Tiziana FABI / AFP

Este tipo de câncer mira os glóbulos brancos, células do sangue que fazem parte do sistema imune. A principal característica da leucemia é o acúmulo de células doentes na medula óssea, comprometendo o funcionamento e reprodução normal das estruturas sanguíneas.

Os sintomas da leucemia estão relacionados à diminuição das células funcionais no sangue, sejam glóbulos brancos ou vermelhos, e da sua capacidade de funcionamento.

De acordo com o CDC (centro de controle e prevenção de doenças do governo americano), alguns dos sintomas iniciais da doença são:

  • Febre, calafrios e outras manifestações semelhantes à gripe;
  • Fraqueza e fadiga;
  • Infecções frequentes;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Inchaço nos linfonodos, fígado ou baço;
  • Sangramentos e hematomas frequentes ou sem motivo aparente;
  • Gânglios inchados;
  • Pequenos pontos vermelhos embaixo da pele;
  • Sudorese, especialmente à noite;
  • Dor nos ossos e articulações;
  • Anemia.

Como muitos destes sintomas podem estar ligados a outras doenças, a recomendação é procurar um médico para realizar o diagnóstico correto.

Segundo Arrais, muitas vezes a doença é detectada antes do início dos sintomas, por meio de exames de sangue de rotina, que mostram aumento dos glóbulos brancos. Algumas das reclamações mais comuns estão ligadas à anemia e à diminuição do número de plaquetas no sangue.

As leucemias crônicas, como a de Berlusconi, têm evolução mais lenta. No início da doença, as células afetadas ainda têm parte do funcionamento normal, mas o quadro se agrava com o tempo.

Nas leucemias agudas, o funcionamento das células afetadas é rapidamente prejudicado e a evolução da doença ocorre em um curto intervalo de tempo.

Wellignton Fernandes, médico hematologista do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), afirma que a diferença entre as leucemias crônicas e agudas está na idade das células afetadas. Enquanto nas crônicas são estruturas maduras que apresentam proliferação acentuada, as leucemias agudas são caracterizadas pela presença de células muito jovens no sangue e na medula óssea.

Na maior parte das leucemias crônicas, o tratamento é feito por meio de comprimidos de uso contínuo, que tem boa eficácia. Já para as agudas, normalmente é necessário o uso de quimioterapia, afirma o especialista.

A detecção precoce da leucemia é importante para aumentar as chances de sucesso do tratamento.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais e de imagem, e a investigação é recomendada quando há apresentação de alguns dos principais sintomas, mesmo que também possam ser causados por outras condições de saúde.

O principal exame de sangue para detecção da leucemia é o hemograma, que indica a contagem das principais células. A confirmação do diagnóstico geralmente é feita por meio do exame da medula óssea.

Não existe uma causa conhecida para o desenvolvimento da doença, mas alguns fatores, como genética e exposição a substâncias tóxicas podem estar relacionados a um maior risco de desenvolvimento da doença, segundo estudos.

Além disso, o tabagismo também é visto como fator de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de leucemia.

Contudo, Fernandes destaca que em grande parte dos casos, os pacientes que receberam o diagnóstico de leucemia não possuem exposição a fatores de risco.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.