Descrição de chapéu BBC News Brasil

A cachorra de seis patas que causou comoção ao ser abandonada e recebeu onda de doações

A cachorra, que recebeu o nome Ariel, foi abandonada no estacionamento de um supermercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nathan Bevan
BBC News Brasil

Uma cachorra de seis patas, que ganhou o nome de Ariel, foi abandonada com apenas 11 semanas de vida em um estacionamento de um supermercado da rede B&M em Pembrokeshire, no País de Gales, em setembro de 2023.

Desde então, o animal ganhou as manchetes por conta das suas seis patas. Ativistas das causas animais iniciaram uma campanha para que ela passasse por uma cirurgia de remoção da pata extra.

A iniciativa arrecadou cerca de US$ 19 mil (cerca de R$ 93 mil) e teve doações de todo o mundo, já que o caso teve grande repercussão em muitos países.

A cachorra de seis patas que causou comoção ao ser abandonada e recebeu onda de doações
A cachorra Ariel foi abandonada em um estacionamento de supermercado quando tinha apenas 11 semanas de vida - Greenacres Rescue

Com o dinheiro arrecadado, ela passou por uma cirurgia, que foi considerada um sucesso, e os médicos conseguiram salvar os quatro membros "normais" dela, após temerem que ela também tivesse que amputar algum deles.

Mikey Lawlor é o fundador e gerente do Greenacres Rescue, o centro que acolheu Ariel depois que ela foi descoberta sozinha, magra e em sofrimento.

"O veterinário que inicialmente examinou Ariel notou que, além das duas patas traseiras extras, ela também tinha uma vulva extra", disse Lawlor.

E uma tomografia computadorizada revelou que ele tinha apenas um rim, o que aumentou a complexidade do tratamento médico.

"Como ela tinha duas articulações do quadril de um lado, a pélvis de Ariel nunca se formou adequadamente."

"Como resultado, sua perna direita traseira normal praticamente não tinha tônus muscular, então havia a possibilidade de que ela também pudesse ter sido perdida".

"Felizmente não foi esse o caso, pois essa perna deu sinais de estar muito mais forte nos últimos meses."

Em busca de um lugar permanente

Ariel, batizada em homenagem à personagem de "A Pequena Sereia" da Disney porque suas patas traseiras extras parcialmente fundidas lembravam a cauda de uma sereia, foi submetida a uma cirurgia no hospital veterinário Langford Small Animal em Somerset, sudoeste do Reino Unido, na quinta-feira (18/1).

"Ela passou por dois procedimentos que duraram cerca de duas horas, mas ambos correram bem", explicou Lawlor.

cachorra de seis patas recebe cuidado em abrigo
Pessoas de todo o mundo doaram dinheiro para que Ariel pudesse ser operada - Greenacres Rescue

"No dia seguinte, ela estava acordada, andando, comendo e bebendo".

"Agora só temos que cruzar os dedos para que ela não pegue nenhuma infecção, mas ela realmente está nas melhores mãos".

Lawlor espera que Ariel receba alta ainda neste fim de semana para voltar para casa, para sua família temporária, no oeste do País de Gales.

"Então, depois de várias semanas de fisioterapia e recuperação, descobriremos como encontrar um lar para ele para sempre", acrescentou.

"A resposta que tivemos à história de Ariel até agora, incluindo ligações e e-mails de lugares tão distantes como Nova York e Austrália, foi incrível, então não tenho dúvidas de que ela será acolhida".

"Não posso agradecer o suficiente a todos que contribuíram para ajudá-la".

radiografia da cachorra de seis patas
Uma radigrafia revelou que Ariel tinha duas articulações do quadril no lado direito - Greenacres Rescue

A diretora do hospital veterinário de Langford, Vicki Black, acrescentou: "Ariel era uma cachorra complicada, cujos cuidados exigiam uma estreita colaboração entre várias de nossas equipes especializadas, incluindo especialistas em ortopedia, cirurgia de tecidos moles, anestesia e radiologia".

"Como parte da Universidade de Bristol, somos um centro comprometido com a aprendizagem ao longo da vida e temos orgulho de inovar e tratar animais de estimação como Ariel."

"Estamos felizes que um animal tão adorável tenha se recuperado bem da cirurgia", finalizou.

Este texto foi publicado originalmente aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.