Usar cotonete faz mal? Saiba qual é a melhor maneira de limpar os ouvidos

A primeira coisa a entender é que a cera não é um inimigo que precisa ser eliminado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caroline Hopkins
The New York Times

Você pode ter ouvido o aviso de nunca colocar nada menor que o cotovelo no ouvido, ou ter se assustado com a história de uma amiga de uma amiga que rompeu o tímpano com um cotonete. Embora lesões de perfuração do tímpano sejam "bastante incomuns", elas podem ser graves, diz Seth Schwartz, médico de otorrinolaringologia no Virginia Mason Franciscan Health em Seattle. E quando acontecem, os cotonetes são frequentemente os culpados.

Aqui está o motivo pelo qual você deve parar de colocar hastes de algodão nos ouvidos e como pensar em limpá-los de outra forma.

Fotografia de uma orelha de borracha com espuma sobre ela
A cera protege o ouvido interno ao barrar coisas irritantes como sujeira, poeira, bactérias e fungos, e ao regular a umidade - Eric Helgas/The New York Times

O PROBLEMA COM OS COTONETES

A primeira coisa a entender é que a cera de ouvido não é um inimigo que precisa ser eliminado, diz Alexandra Quimby, médica de otorrinolaringologia no Upstate University Hospital em Nova York.

Essa substância pegajosa, às vezes esfarelenta —composta por secreções oleosas da pele, suor e células mortas da pele— protege o delicado ouvido interno ao prender coisas irritantes como sujeira, poeira, bactérias e fungos, e ao regular a umidade.

A cera de ouvido também ajuda a remover as células mortas da pele que se soltam do ouvido interno, afirma Schwartz. Enquanto você toma banho, ou quando move a mandíbula ao falar ou mastigar, a cera de ouvido carrega essas células mortas da pele de dentro do canal auditivo até a orelha externa, onde eventualmente serão expelidas.

Se você tentar remover a cera de ouvido com cotonetes, corre o risco de irritar a pele delicada do ouvido interno, diz Dra. Hae-Ok Ana Kim, médica especializada no tratamento de distúrbios do ouvido interno no Columbia University Irving Medical Center, na cidade de Nova York.

As fibras dos cotonetes, embora pareçam "macias e fofinhas", diz ela, são "na verdade bastante abrasivas". E isso pode fazer com que seu ouvido produza mais cera para proteger a pele agora vulnerável.

Os cotonetes também podem empurrar a cera de ouvido mais profundamente no canal auditivo, onde pode causar um acúmulo, disse ela —levando a sintomas como coceira, dor, sensação de plenitude ou tontura. Se piorar, pode até causar audição abafada.

Estima-se que 5% dos adultos nos EUA tenham acúmulo ou impactação de cera de ouvido a cada ano, embora possa ser mais comum em adultos mais velhos ou em pessoas que usam aparelhos auditivos.

Kim afirma que pessoas com condições de pele como eczema ou psoríase também podem ter um risco maior de impactação, assim como pessoas com canais auditivos pequenos ou com formatos diferentes. Se você acha que pode ter uma obstrução, vá a um médico que possa removê-la com segurança, afirma Tiffany Peng Hwa, médica de otorrinolaringologia na Penn Medicine.

OUTRAS ESTRATÉGIAS PARA LIMPAR OS OUVIDOS

A melhor maneira de manter os ouvidos limpos e saudáveis é deixar a cera de ouvido em paz, dizem os especialistas. Mas se você absolutamente não consegue resistir à vontade de mexer lá dentro —e quem consegue? o ouvido é revestido de terminações nervosas que, quando estimuladas, podem ser extremamente prazerosas— os especialistas têm dicas sobre como limpá-los com segurança.

USE UMA TOALHA: Quimby recomenda limpar a orelha externa com uma toalha úmida, assim como você limparia outras partes do corpo. "Limpe a parte externa que você pode alcançar, mas nada mais profundo", disse ela.

TENTE GOTAS PARA OS OUVIDOS: Para ajudar seu ouvido em seu processo natural de autolimpeza, Schwartz recomenda gotas para os ouvidos vendidas sem receita médica. Essas tendem a ser melhores para aqueles com cera de ouvido naturalmente mais seca, disse ele, pois funcionam amolecendo a cera, facilitando sua remoção. Algumas pessoas acham as gotas ineficazes —ou tão eficazes quanto usar gotas de água— mas como geralmente são seguras, os especialistas recomendam as gotas para os ouvidos em vez dos cotonetes.

EVITE FERRAMENTAS CASEIRAS: Além dos cotonetes, os especialistas alertam contra o uso de quaisquer ferramentas caseiras ou compradas em lojas que permitam raspar, pegar ou remover a cera do ouvido. Elas podem ser simples como clipes de papel, ou podem ser pequenas curetas, escovas ou pinças com ponta de câmera que você pode comprar em farmácias ou online. Essas ferramentas são tão perigosas quanto os cotonetes, diz Schwartz.

Ele também desaconselha fazer limpeza com o uso de calor, que envolve colocar a extremidade não acesa de uma vela oca no canal auditivo e acender a outra extremidade. Isso supostamente cria sucção que puxa a cera de ouvido para fora. Mas "as velas são tanto ineficazes quanto perigosas", afirma Schwartz. Elas podem causar queimaduras; e a cera visível restante, que algumas pessoas podem considerar como prova de que a técnica funcionou, é na verdade apenas cera da vela, não cera de ouvido.

SE VOCÊ NÃO CONSEGUE RESISTIR AOS COTONETES, USE-OS COM RESPONSABILIDADE: Ainda assim, algumas pessoas sentem vontade de usar cotonetes apesar dos riscos, diz Hwa. "Se você está usando-os para absorver um pouco de umidade ao redor da abertura do ouvido, isso provavelmente é aceitável", disse ela. Mas não deve ir mais fundo do que isso. E se seus ouvidos doerem, coçarem ou se sentirem entupidos, vá a um médico que possa diagnosticar uma obstrução e removê-la com segurança. Essa é "a abordagem menos arriscada", afirma Hwa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.